Sustentabilidade

Cientistas divulgam lista de animais menos conhecidos ameaçados de extinção

por: Vitor Paiva

Enquanto a ameaça de extinção de animais como tigres, elefantes e coalas costumam causar impacto especial com a população através de imagens dos animais, centenas de outras espécies menos populares e de menor apelo também sofrem a ameaça de desaparecerem – e muitas vezes simplesmente não tomamos conhecimento de tais casos. Trata-se de uma tendência que vem sendo criticada por especialistas e que deve mudar – para que a divulgação de outras espécies que também precisam de ajuda e conscientização também aconteça.

Cabra gnu

 É claro que toda extinção deve ser combatida, mas a ideia é que animais menos conhecidos possam igualmente ser transformados em símbolos da luta contra a extinção. É o caso, por exemplo, da cabra gnu ou do macaco-dourado de nariz arrebitado, ambos também ameaçados de extinção. Uma lista publicada pela revista Nature Communications sugeriu uma série de animais desconhecidos do grande público que podem significar essa luta em campanhas, reportagens e outros meios de comunicação.

Macaco-dourado de nariz arrebitado

Serpentário

Monstro de Gia

Estão lá, entre muitos outros, a Fossa, felino carnívoro de Madagascar, o pássaro asiático Calau-rinoceronte, a ave africana Serpentário e o Monstro de Gia. Segundo estimativas, um orçamento anual de 100 bilhões de dólares seria o necessário para atender às metas globais de biodiversidade. Em outubro de 2020, na China, uma reunião dos países da Convenção sobre a Diversidade Biológica (CDB) irá se reunir para estabelecer um tratado internacional nos moldes do “Acordo de Paris”.

Calau-rinoceronte

Fossa

Urso-andino

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Curso encoraja pessoas a deixar cidade e ensina transição para o campo