Arte

Como este artista criou um mural gigante nas ruas do Cairo sem que o governo notasse

por: Gabriela Glette

Mais do que dar vida e cores às cidades, a street art nos convida a desenvolver um olhar crítico em relação à sociedade em que vivemos. Recentemente, um imenso mural que abarca inúmeros prédios tomou conta das ruas do Cairo. No bairro periférico e pobre de Manshiyat Naser, o marrom cor de tijolo foi substituído por uma arte que fala por si só. A mensagem é clara e nos instiga a refletir sobre a desigualdade social que vai além das aparências. No entanto, o maior desafio do artista responsável – o francês-tunisino eL Seed, foi realizá-la sem que o governo notasse, já que o Egito possui leis claras que proíbem a expressão artística.

mural gigante cairo 1

O mural leva o nome de ‘Percepção’ e, segundo o artista, é um convite para que as pessoas vissem além da aparência física da área. Burlando a lei e os olhos atentos do governo, o artista precisou da ajuda de mais 20 pessoas e 3 semanas para concluir a obra.

mural gigante cairo 2

A ideia surgiu quando eL Seed visitou a área há alguns anos. Inquieto para criar uma arte que representasse a realidade das pessoas que ali vivem, apesar do risco de ser pego em flagrante, o artista preferiu não entrar em contato com o governo egípcio antes de iniciar o projeto, a fim de proteger a comunidade e todas as pessoas envolvidas na ousada iniciativa.

mural gigante cairo 3

Equipado com pequenas plataformas de andaimes e muitas latas de tinta spray, a equipe começou a trabalhar para transformar a intrincada ilustração em uma gigantesca obra de arte. Os envolvidos trabalhavam dia e noite para ilustrar os 50 edifícios, chegando de manhã cedo e saindo por volta das 20h. Uma das poucas pessoas que sabiam o que estava acontecendo era o padre. “Recebemos a bênção do padre. Ele nos deu permissão e todos na vizinhança sabiam disso.”

mural gigante cairo 4

Muitos destes prédios são residências de famílias inteiras que sentem na pele os efeitos da desigualdade social. Para realizar o projeto, foi preciso entrar em acordo com estas pessoas, muitas vezes sem saber o que esperar como resposta: Toda vez que íamos a um novo prédio, não sabemos o que esperar. Você alcança uma borda e alguém oferece chá e comida. É sempre uma atitude positiva, e foi isso que tentamos absorver.”

mural gigante cairo 5

Agora totalmente concluída, a peça permanecerá pelo tempo que o governo permitir. Assim como toda arte de rua, o imenso mural nas ruas do Cairo é efêmero, uma das características mais apaixonantes da street art. O que ficará de legado, tanto para o artista, quanto para nós, é sua mensagem sobre humanidade e o verdadeiro sentido de comunidade, porque as cidades falam muito mais do que nós imaginamos. Basta saber ouvir.

Publicidade

Fotos: eL Seed


Gabriela Glette
Uma jornalista e produtora de conteúdo que mora na França. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias. Gabriela também é fundadora do site Quokka Mag, onde fala apenas sobre coisas boas!

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Pinacoteca prorroga exposição d’OSGEMEOS e você não pode perder