Debate

Corona já perdeu R$ 700 mi com epidemia de Coronavírus

Vitor Paiva - 03/03/2020

Uma mera coincidência pode ser a diferença entre o lucro e a falência – e o nome popular do mais temido e epidêmico vírus da atualidade está derrubando de forma vertiginosa as vendas da cerveja mexicana Corona. Da mesma forma que é o logotipo da cerveja, o nome da doença, Coronavírus, foi dado porque o vírus propriamente se parece com uma coroa, mas os efeitos dessa semelhança podem ser medidos em cifras negativas: desde que a epidemia começou na China, as vendas da cerveja caíram em valores que se aproximam dos 170 milhões de dólares.

A empresa vem enfrentando dificuldade tanto de lidar com confusões públicas – como de que o vírus estaria ligado à marca de alguma forma – e com a própria publicidade do nome de modo geral. Para além de certa rejeição ao nome da marca, a quarentena em diversas cidades chinesas reduziu o consumo no país de modo geral, e na China a bebida viu sua circulação reduzida – que levou à queda.

O Coronavírus

Um anúncio trazendo novidades da Corona e que dizia “chegando em breve” foi considerado de mau gosto pelos usuários, e apagado pela empresa. Em pesquisa recente, 38% do público dos EUA disse que não tomariam atualmente a cerveja, e 14% que não teriam coragem de pedi-la em público.

Quarentena na China

Atualmente já são quase 90 mil pessoas infectadas pelo Coronavírus no mundo, com quase 3 mil mortas.

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutor em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Irmã de Paulo Gustavo se emociona ao falar de saudade