Ciência

Coronavírus: gráficos reúnem explicações simples sobre curso da pandemia

por: Vitor Paiva

Um gráfico é mais do que simplesmente a versão ilustrada de uma informação – ele pode nos prever o futuro, nos indicar o que fazer, nos apontar a seriedade de um quadro, nos sugerir para onde devemos (ou principalmente não devemos) ir. Em um momento tão grave e urgente quanto a pandemia que enfrentamos, a informação correta, dimensionada e ilustrada é fundamental – e por isso alguns gráficos, quadros e tabelas vêm sendo utilizadas nas mais variadas reportagens e especiais sobre o coronavírus.

São muitos, afinais, os fatores diferenciais e importantes em uma crise como a que estamos atravessando. Do achatamento da curva às medidas de idade e outros fatores, cada elemento pode ser medido por tais gráficos – e principalmente a comparação com o que outros países já enfrentaram com a pandemia, para tentarmos um pouco ao menos prever o futuro por vir, para podermos também nos prevenir.

A necessidade de “achatar a curva” indicava o impacto que o acumulo de casos da doença em um curto espaço de tempo pode provocar sobre o sistema de saúde brasileiro.

O crescimento exponencial e as mudanças na transmissão do vírus também podem ser ilustrados em uma tabela simples e direta, comparando países – como o próprio Brasil.

Print do site World Meters, que atualiza em tempo real as informações sobre o coronavírus

Uma tabela simples mostra todas as informações sobre os casos atuais e anteriores do coronavírus, assim como o crescimento e o detalhamento da pandemia em cada país.

A informação é mesmo fundamental no combate ao coronavírus e seus efeitos – e cada um desses gráficos, dessas tabelas, desses índices nos ajuda a sabermos onde estamos, para tentarmos controlar e melhorar para onde vamos.

Publicidade

© fotos: reprodução


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Velocidade com que germes se espalham pode ser vista em experimento de ex-engenheiro da NASA