Ciência

Coronavírus: saibam como a Covid-19 atua em seu corpo

por: Vitor Paiva

Com cerca de 200 mil casos confirmados no mundo e em torno de 8 mil mortos, os números do novo coronavírus indicam um quadro de pandemia global sem precedentes recentes. Mas como é a experiência individual da Covid-19? O que a doença faz com nosso corpo? Embora ainda existam mais dúvidas do que certezas sobre o vírus, alguns sintomas e efeitos já são claros: para além dos principais, como cansaço, febre, tosse seca e falta de ar, o que mais sabemos sobre os efeitos dessa doença?

Por se tratar de um mal essencialmente respiratório, ao entrar pelos olhos, nariz e boca, ele começa afetando as células da mucosa do fundo do nariz e da garganta. Para se reproduzir, porém, o novo coronavírus utiliza as proteínas em forma de lança que possuem para penetrar na membrana das células e, uma vez dentro, começar a produzir mais vírus. Só assim um vírus consegue se multiplicar: dentro das células de outros organismos.

Reprodução de pulmões com pneumonia por conta da Covid-19

Essas “reproduções” então deixam a célula original e passam a infectar outras células. Um vírus é capaz de criar entre 10 mil e 100 mil cópias. Em seguida o vírus entra nos tubos brônquios e assim produzem inflamação na mucosa dessas vias aéreas que vão para os pulmões. Nessa hora que a tosse aparece, e que, pelo combate ao vírus, a febre também pode começar. As situações mais graves podem ocorres se o vírus deixar o canal brônquico e chegar aos pulmões.

Estudos ainda não concluídos sugerem, porém, que o novo coronavírus pode atingir e afetar outras áreas do corpo – e por isso alguns pacientes sentem dores abdominais e diarreia, sintomas que não costumam ter a ver com infecções respiratórias. Apesar de todo esse quadro, a vasta maioria dos contaminados alcançam recuperação completa: estima-se que 80% dos infectados desenvolvem sintomas leves, e 14% sintomas mais severos. As respostas mais claras e conclusivas sobre cada aspecto dos efeitos do coronavírus, porém, só virão com o tempo – e muita pesquisa científica.

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Quem é o brasileiro Nobel da Paz morto por coronavírus