Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Com o objetivo de auxiliar pesquisadores, médicos, cientistas de dados, jornalistas e até mesmo curiosos a entender e visualizar a progressão da Covid-19 no Brasil, a Cappra Lab criou um “simulador do coronavírus”, que mede a contaminação de acordo com cenário montado pelo usuário: que informa país, estado ou cidade que está.
A ferramenta é baseada no modelo criado pela pesquisadora americana Alison Hill e adaptada pelo time de cientistas do Cappra Institute for Data Science para simulação do cenário no Brasil.
– Jornalista da Globo chora ao pedir que idosos fiquem em casa por coronavírus
Simulador colabora para avaliar medidas de contenção do coronavírus em diferentes regiões do país
A contaminação ainda é crescente – e acelerada – no país. Foram 25 dias desde o primeiro contágio confirmado até os primeiros 1.000 casos (de 26 de fevereiro a 21 de março). No entanto, os outros 2.000 casos foram confirmados em apenas seis dias (de 21 a 27 de março). De acordo com dados dessa sexta-feira (27 de março) das secretarias estaduais de Saúde, são 3.027 casos confirmados do novo coronavírus no Brasil com 77 mortos.
Por isso é importante ter uma ferramenta como o simulador em mãos. Através do recurso, é possível avaliar o impacto das medidas de intervenção adotadas em cada localização, como compra de mais equipamentos de proteção individual (EPIs), distanciamento social ou a disponibilização de mais leitos de hospitais e de UTI. Além disso, é possível se atualizar sobre estimativas, consultando que 58 do total de mortes no Brasil está em São Paulo, o estado mais afetado pela epidemia.
O funcionamento do simulador do coronavírus
– Astronauta com 1 ano de experiência no espaço dá dicas para quarentena
O simulador mostra ainda casos previstos do COVID-19 versus a capacidade do sistema de saúde de cuidar deles. Os cuidados necessários dependem da gravidade da doença – indivíduos com infecção “grave” requerem hospitalização e indivíduos com infecção “crítica” geralmente requerem cuidados no nível da UTI e ventilação mecânica. Saber como se proteger e a hora certa de procurar ajuda é de grande colaboração para os profissionais de saúde, que estão atendendo acima da demanda normal.
Publicidade
Da Universidade Federal da Bahia diretamente para a Nasa, a agência aeroespacial americana, uma equipe de estudantes...
A obesidade já é considerada uma questão epidêmica de saúde por todo o mundo, e uma nova pesquisa confirma e...
No sombrio momento de aparente apreço global pelo obscurantismo e pela ignorância, a trilha de destruição que marca...
Não é de hoje que a comunidade médica e científica nos alerta sobre os perigos do excesso de trabalho. Passar mais...
Como classificar o comportamento dos gatos? Se o ambiente em que eles vivem influencia diretamente em suas atitudes, as...
Crianças com complicações no parto são estatisticamente mais propensas a desenvolver distúrbios cognitivos e...
Uma nova e colorida atração entrará em exibição entre os meses de junho e julho, na maior e de melhor definição...
Uma inscrição de mais de 1500 anos encontrada em uma pedra recentemente descoberta em Israel confirmou para...
Se o parto é um dos momentos mais belos e indescritíveis na vida de uma mulher, o pós parto não costuma ser fácil....