Arte

Desenhos clássicos são recriados em forma de esqueleto e resultado impressiona

por: Vitor Paiva

Tudo que possuem de divertidos, criativos e engraçados, os personagens mais famosos dos desenhos animados não primam exatamente pela correção anatômica. Uns mais outros menos, alguns personagens, na vida real, seriam verdadeira aberrações corporais – como espécies absolutamente singulares de animais, que mereceriam não só um nome em latim para chamar de seu, como um lugar de destaque em qualquer museu de biologia e história natural do planeta. E foi isso que o artista checo Filip Hodas criou na série Cartoon Fossils: como o próprio nome sugere, uma série de esqueletos como fósseis de alguns dos mais amados personagens dos cartoons.

Spongia Bobæ

Pateta, Tio Patinhas, Bob Esponja, Popeye, Minnie Mouse e Piu-piu ganharam seus próprios fósseis – e nomes de espécie batizados em latim, baseados nos nomes em inglês. Pateta é da espécie Canis Goofus, Tio Patinhas é Anas Scroogius (e de tão rico seu fóssil também tem moedas de ouro), Bob Esponja é Spongia Bobæ, Popeye é da espécie Homo Popoculis, Minnie da Mus Minnius e Piu-piu é Canaria Tweetea.

Canis Goofus

Mus Minnius

Os detalhes do processo de feitura em 3D dos fósseis também são mostrados no site do artista – que já ganhou anteriormente as páginas do Hypeness por outra série gráfica que mostrava o apocalipse da cultura pop. O que também não deixa de ser o tema da série Cartoon Fossils: entre a morbidez e o humor, o trabalho de Filip Hodas está sempre dissecando e debochando dos ícones do pop, e nos colocando para olhar tais símbolos, como são os personagens, por um olhar verdadeiramente inesperado.

Canaria Tweetea

Anas Scroogius

Homo Popoculis

Publicidade

© artes: Filip Hodas


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Agenda Hype em casa: Bienal, terror, maconha e shushi tudo junto e misturado