Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Antes declaradas em vias de extinção, pesquisadores do British Antarctic Survey (BAS) descobriram que muitas baleias estão retornando à Ilha Geórgia do Sul, na costa da Antártida – algumas em grande número. A região, que antes era um local repleto de jubarte, baleias azuis e baleias francas do sul, chegou a perder 97% das espécies, devido à caça. No entanto, décadas de proteção ambiental graças à moratória internacional da caça às baleias – em 1982, permitiram que estas populações voltassem a crescer.
Se em 2018, a pesquisa havia registrado apenas uma baleia, neste ano já foram mais de 55. A expedição também apontou para mais de 20 mil jubarte e outras dezenas de baleias francas do sul. Segundo comunicado da instituição: “Para uma espécie tão rara, como a baleia azul, esse é um número sem precedentes de avistamentos e sugere que as águas da Antártida permanecem um importante local de alimentação para essas espécies raras e pouco conhecidas.”
No início do século 20, a Antártida foi o local preferido escolhido pela caça às baleias. Se a grande maioria das espécies do maior mamífero do mundo estava ameaçada de extinção, graças a um programa muito bem elaborado de proteção, hoje o cenário é outro. A caça às baleias hoje já não é um mercado lucrativo e as pressões ambientais são muitas. Jennifer Jackson – bióloga de baleias no BAS, não esconde a felicidade: “Após três anos de pesquisas, estamos emocionados ao ver tantas baleias visitando a Geórgia do Sul para se alimentar novamente.”
No último Fórum Econômico Mundial, as baleias foram apresentadas como agentes de prevenção das mudanças climáticas. Pesquisadores estimaram que a vida de cada baleia vale cerca de U$ 2 milhões, por causa do grande papel que desempenham como depósitos de carbono. Isto acontece porque as fezes das baleias alimentam a proliferação do fitoplâncton – as algas marinhas que respiram metade do oxigênio do planeta Terra.
Publicidade
A mergulhadora Ocean Ramsey, especialista em vida marinha, quase foi mordida por um tubarão na costa do...
Há alguns anos, a internet era repleta de fazendeiros virtuais cuidando de hortas online em joguinhos como MiniFazenda...
Escrever em um papel feito de fezes de elefante pode parecer estranho, mas é uma medida simples que pode ter um grande...
O especialista em víboras Nick Evans se deparou com uma descoberta incrível e rara na cidade de Durban, na África do...
Com certeza, este é um grande avanço para o comércio de alimentos. Uma linha de lojas veganas é um conquista, por...
Você já parou pra pensar na quantidade de lixo que geramos ao longo da vida? Em média, cada brasileiro é capaz de...
Caçadores de golfinhos vem desenvolvendo métodos ainda mais cruéis e eficaz para capturar, aprisionar e matar os...
O amado feijão com arroz brasileiro pode estar com os dias contados, e não somente pela crise econômica e o aumento...
A mobilidade urbana é uma questão cada vez mais em pauta, visto que as pessoas hoje estão em busca de mais qualidade...