Criatividade

Dia da Mulher: campanha imprime frases machistas em papel higiênico

por: Yuri Ferreira


A Freecô, conhecida por seus bloqueadores de odor, colocou as falas machistas no devido lugar: o lixo. Em uma ação para o dia das mulheres, a empresa selecionou e imprimiu tweets com frases machistas em papel higiênico, fazendo um forte comentário social contra o sexismo que às vezes passa desapercebido no dia-a-dia.

A ação pode se tornar importante para tirar do Twitter a fama de ambiente tóxico. Por mais que a grande quantidade de pessoas dê uma sensação de liberdade de expressão, muitas vezes a empresa é conivente com mentiras e o discurso de ódio dentro de sua plataforma. Além do racismo, falas machistas e xenofóbicas ainda são expressadas livremente sem qualquer tipo de represália por parte da empresa.

– Saraiva dá desconto de 50% no Dia da Mulher. E cria lista de escritoras que você deveria ler

Por incrível que pareça, é melhor ver esse papel higiênico sujo do que limpo.

A companhia, que ganhou notoriedade após peças de comunicação com Fábio Porchat e Adriane Galisteu, utilizando do bom humor para tratar do assunto, agora faz uma campanha com um enfoque diferente, mas importante.

“Imprimimos em papel higiênico comentários reais retirados do Twitter para colocar o preconceito no lugar que ele merece: NO LIXO!”, afirmou a empresa em seu blog oficial, sobre o posicionamento tomado para o Dia Internacional da Mulher.

– O post de Maísa neste Dia da Mulher é um tapa na cara da hipocrisia

Os papéis higiênicos com as frases machistas foram distribuídos em um bar em São Paulo no último sábado (29). A campanha online começou no dia 3 de março e teve grande repercussão com a haghtag #LimpandoPreconceito.

O papel não será comercializado ao contrário do que algumas pessoas pediram nas redes sociais, mas a campanha é suficiemente para desinfetar o machismo que impregna a sociedade.

– Namorado mata a namorada após ‘homenagem’ de Dia da Mulher

Confira a postagem oficial da campanha #LimpandoPreconceito no Instagram:


Publicidade

Fotos: Divulgação


Yuri Ferreira
Jornalista formado na Escola de Jornalismo da Énois. Já publicou em veículos como The Guardian, UOL, The Intercept, VICE, Carta e hoje escreve aqui no Hypeness. No twitter, @porfavorparem.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Se inspire com estas torradas incríveis e faça o mesmo na quarentena!