Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
A drag queen baiana Petra Perón não quer somente tornar-se vereadora na cidade de Salvador: ao lançar sua candidatura para as eleições municipais de outubro deste ano, na capital baiana, Petra anunciou que pretende concorrer por um mandato coletivo, pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Baseada nas experiências realizadas pelas bancadas Ativista (SP) e Juntas (PE), a é “reunir territórios, pautas, pessoas e lideranças de diversos movimentos”, revelou a candidata.
O anuncio foi feito no programa Isso é Bahia, na rádio A TARDE FM, como uma afirmação da falta de representatividade que a candidata percebe na Câmara Municipal. “Se observar o número de vereadores na Câmara Municipal, a maioria é ligada à bancada fundamentalista. Negros e mulheres têm pouca representatividade”, disse a candidata. Em um mandato coletivo, um representante é eleito como de praxe, mas se compromete a dividir seu poder e suas decisões com coletivos específicos de cidadãos representando causas ou grupos.
A ideia de Petra, que foi eleita Miss Bahia Gay de 2017, não é, no entanto, se fechar em uma causa isolada, mas sim representar as populações mais necessitadas da capital baiana. “Não pretendo falar só para os meus”, diz. “A ideia é construir um projeto para Salvador, e, por representarmos as pessoas mais empobrecidas e violentadas, as que mais sofrem, temos mais capacidade de fazer a análise do contexto e propor soluções”, afirmou. ”Estamos em construção ainda, o nome vai ser ‘Bancada de Todas as Lutas’. Tem gente da cultura, da luta da moradia em Salvador, vai chegar uma galera boa aí”, concluiu.
Publicidade
Enquanto em muitos casos o preconceito e a violência contra transexuais começa em casa, partindo da própria...
A representatividade de figuras como Maria Júlia Coutinho, que estreou como primeira mulher negra na bancada do Jornal...
Os tempos estão mudando e, com eles, a publicidade vem se tornando cada vez mais inclusiva. Desde sua origem, a...
O quadrinista e desenhista Mauricio de Sousa sabe bem a influência das histórias da Turma da Mônica, suas revistas e...
O índice de feminicídio teve alta de quase 50% no primeiro semestre em São Paulo. Levantamento do G1 mostra que os...
“Você é um homem ou uma mulher?”. Sempre que Rain Dove ouve essa pergunta, responde como a pessoa não-binária...
A história das modelos Yaci e Yara Sá inspira a todos desde muito antes das irmãs gêmeas começarem a conquistar o...
O Mês do Orgulho LGBT+ marca um episódio ocorrido em Nova Iorque, em 1969, que marca a luta por respeito. A chamada...
Já passou do tempo de quebrarmos estereótipos em relação à comunidade LGBTQIA+. Vamos refletir um pouco. Quem foi...