Diversidade

Drag queen vai lançar candidatura coletiva em eleições municipais em Salvador

02 • 03 • 2020 às 20:45 Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

A drag queen baiana Petra Perón não quer somente tornar-se vereadora na cidade de Salvador: ao lançar sua candidatura para as eleições municipais de outubro deste ano, na capital baiana, Petra anunciou que pretende concorrer por um mandato coletivo, pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Baseada nas experiências realizadas pelas bancadas Ativista (SP) e Juntas (PE), a é “reunir territórios, pautas, pessoas e lideranças de diversos movimentos”, revelou a candidata.

O anuncio foi feito no programa Isso é Bahia, na rádio A TARDE FM, como uma afirmação da falta de representatividade que a candidata percebe na Câmara Municipal. “Se observar o número de vereadores na Câmara Municipal, a maioria é ligada à bancada fundamentalista. Negros e mulheres têm pouca representatividade”, disse a candidata. Em um mandato coletivo, um representante é eleito como de praxe, mas se compromete a dividir seu poder e suas decisões com coletivos específicos de cidadãos representando causas ou grupos.

A ideia de Petra, que foi eleita Miss Bahia Gay de 2017, não é, no entanto, se fechar em uma causa isolada, mas sim representar as populações mais necessitadas da capital baiana. “Não pretendo falar só para os meus”, diz. “A ideia é construir um projeto para Salvador, e, por representarmos as pessoas mais empobrecidas e violentadas, as que mais sofrem, temos mais capacidade de fazer a análise do contexto e propor soluções”, afirmou. ”Estamos em construção ainda, o nome vai ser ‘Bancada de Todas as Lutas’. Tem gente da cultura, da luta da moradia em Salvador, vai chegar uma galera boa aí”, concluiu.

Publicidade

Canais Especiais Hypeness