Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde, o Brasil possui cerca de 30 milhões de animais abandonados vivendo nas ruas, sendo que os cachorros somam quase 20 milhões. No entanto, a maioria destes pets abandonados vivem aos cuidados de ONGs, que já somam mais de 370 no país. Estas instituições se responsabilizam a cuidar destes animais, até que eles possam encontrar lares definitivos. Porém, se os filhotes são rapidamente adotados, os cães idosos costumam esperar muito mais tempo. Está mais do que na hora de desconstruirmos esta prática, afinal, adotar é um ato de amor, que não deveria ficar preso à idade dos cachorros.
Porém, se os filhotes são rapidamente adotados, os cães idosos costumam esperar muito mais tempo. No abrigo Clube dos Vira-latas, por exemplo, mais de 80% dos animais são idosos e ainda não acharam uma família. Está mais do que na hora de desconstruirmos esta prática, afinal, adotar é um ato de amor que não deveria ficar preso à idade dos cachorros.
Acontece que, quando desprezamos os cãezinhos idosos, não estamos apenas deixando de fazer o bem, mas também ignorando uma série de benefícios que eles podem trazer às nossas vidas. Por exemplo, se você tem receio de adotar um cachorro pensando no trabalho que ele pode dar, saiba que os idosos são muito mais calmos. Aquela energia dos filhotes vai aos poucos diminuindo, e quando um cão é velhinho, você já conhecerá imediatamente a sua personalidade, além de que ele será muito mais pacato. Cachorros idosos também já têm o porte definido, o que significa que você não terá surpresas quanto a isto. Isto sem falar que, adotar um cachorro idoso é o verdadeiro significado de dar mais uma chance à vida!
Existem inúmeras histórias de amor e altruísmo de pessoas que decidiram adotar um cão sênior. Este é o caso do casal Tereza Cristina Salvetti e Fowler T. Braga Filho. Juntos, eles adotaram o “Velho”, que tinha entre 6 e 9 anos de idade. Mesmo com todos os problemas de saúde, entre um AVC e dificuldades de caminhar, o cãozinho passou 3 anos com eles. Durante este tempo, ele pôde passar o final de sua vida totalmente amparado por uma família disposta a fazer tudo por ele. Foi rápido, mas foi intenso, e sobretudo, verdadeiro.
Agora que você já sabe dos benefícios de adotar um cachorro mais velho, temos algumas dicas a dar a você, afinal, existem algumas maneiras de oferecer uma vida melhor a um cãozinho idoso.
1. Faça uma visita ao veterinário
Mesmo que a adoção seja intermediada por uma instituição séria, ao adotar um cachorro você precisará ter um veterinário de confiança. Faça uma primeira visita logo na primeira semana, com direitos a exames e tudo o que ele tem direito. Estar com a saúde em dia é fundamental para a nova vida de seu doguinho.
2. Ofereça alimentação de qualidade
Somos o que comemos, e o mesmo vale para nossos pets. Dê preferência à rações específicas para cachorros velhinhos, como por exemplo a Güd Sênior – que possui uma receita específica para cachorros com mais de 7 anos, com condroitina, que ajuda a manter as articulações do pet saudáveis, e um número reduzido de calorias. Além disso, a Güd é feita com ingredientes naturais, e não contém alimentos transgênicos e conservantes químicos. Ela está disponível para cachorros pequenos, médios e grandes. Que tal experimentar esse alimento mais saudável com o seu amigo que está na melhor idade?
3. Leve seu doguinho para passear
Assim como nós, os cachorros devem fugir do sedentarismo. Mesmo que os cães idosos tenham menos necessidade de sair e gastar energia, é importante levá-lo para passear ao menos uma vez ao dia. Isto sem contar, que é durante essas saídas que ele poderá interagir com outros cachorros e fazer novos amigos!
4. Compre uma caminha e brinquedos a ele
Seu cãozinho acabou de chegar em um novo lar, com pessoas que ele ainda não conhece. Para que ele se sinta em casa e acolhido, compre uma caminha confortável e alguns objetos para que possa brincar também. Ah! E tenha sempre um saco de ração completo em casa. Na Güd você pode comprar online e até mesmo fazer uma assinatura mensal!
5. Encha seu cachorro de amor
Depois de todos os cuidados e burocracias necessárias, você finalmente tem o seu cãozinho adotado em casa. É chegada a hora de encher este serzinho de muito amor e carinho. Todos os doguinhos merecem receber todo o amor do mundo, mesmo com alguns cabelinhos brancos a mais, não é mesmo?
Nós entrevistamos a Luciana Miato, que vive em Embu das Artes – São Paulo e adotou o Barnabé – de 10 anos, há seis meses. Fã incondicional dos animais, ela tem 9 gatos e 6 cachorros resgatados e nos explicou todas as vantagens de se adotar um cão idoso.
Hypeness: Há quanto tempo você adotou o Barnabé?
Adotei o Barnabé a 6 meses
Luciana Miato: Pode nos contar um pouco como foi a história da adoção?
A cachorrinha da minha mãe estava doente e precisou ser sacrificada. Minha mãe ficou muito triste por semanas. Depois disto, falei com a minha professora que ajuda em um abrigo e lhe pedi um cão velhinho para ficar com a minha mãe. Escolhi por vídeo, e a minha professora Camila Dale me trouxe o Barnabé. Mas minha mãe trabalha em feira e ele chegou em um domingo. Por isto ele acabou ficando comigo na farmácia em que trabalho por mais ou menos 40 minutos…. E adivinha!? Meu esposo se apaixonou por ele, e minha mãe teve que esperar por um outro cachorrinho!!
H: Ele tinha quantos anos quando foi adotado?
LM: A papelada da adoção dizia que ele tinha 5 anos, mas ele deve ter uns 10 ou 12 anos.
H: Você tem outros animais?
LM: Sim, eu tenho 9 gatos e mais 6 outros cachorrinhos resgatados.
H: Ele tem algum problema de saúde?
LM: Só doenças de velho. Falta de dentes que é o seu charme , verrugas e a tosse quando o tempo está muito seco. Mas a veterinária disse que ele está muito bem, pela idade dele.
H: Barnabé precisa de cuidados especiais?
LM: Por enquanto só o cuidado de não deixar ossos perto dele, por causa dos dentes. Por isto, quando ele pede comida eu dou uma amassada antes de oferecer qualquer petisco ( faço isto com pedacinhos de carne, com pão eu corto bem pequenininho, e coisas do tipo), mas com a ração ele come sem problemas.
H: Você tem alguma dica pra quem vai adotar um cachorro?
LM: Se não for cuidar, amar , e se dedicar ao animalzinho que for adotar , não pegue !!!! Porque eles gostam tanto de nós que é incondicional! E pegar pra não dar os cuidados que eles necessitam, definitivamente é melhor nem ter. Os meus bichinhos são a minha alegria e todos os dias é festa em minha casa. Todos convivem bem e em harmonia, só planejando a bagunça do dia.
H: Por que adotar um cachorro idoso?
LM: Ué!? Fazer os seus últimos dias, meses ou anos o animalzinho mais amado do mundo! E quando ele se for a gente pega outro e enche de amor também!! E os cães idosos são tão tranquilos e calmos, não colocam fogo na casa como os filhotes. Filhotes são uma delícia mas também destroem tudo. Mas crianças também haha!
Publicidade
Em uma decisão surpreendente, o tribunal de São Paulo mostrou que está disposto a se posicionar pelo bem dos...
Para fazer um sanduíche caprichado basta abrir o armário, pegar o saco de pão, cortar um tomate, cebola, tirar o...
Quando Brenden McNeil resolveu pedir sua namorada Kaley Mc Lean em casamento, decidiu que precisava fazer algo...
Parques aquáticos costumam ser ambientes pensados exclusivamente para a diversão. Apesar disso, a maior parte deles...
Quem não sonhávamos com isso? Ainda esperamos o dia em que um só chip possa resolver todos os nosso problemas:...
Pouca coisa no mundo provoca ataques de fofura tão incontornáveis quanto um filho de Golden Retriever. Pode parecer...
O garoto Sammy Griner virou celebridade na Internet, após sua mãe ter publicado uma foto dele na praia com um punhado...
O projeto Women To Look Up To, uma organização sem fins lucrativos localizada no Reino Unido, resolveu desenvolver...
Quantas vezes você já ouviu (ou pensou) em como seria um mundo em que as mulheres ocupassem o poder. Se atualmente...