Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Enquanto os oportunistas e malucos de plantão seguem debatendo se os fatos são mesmo fatos, a realidade segue acontecendo, inclemente e, neste caso, terrível. Um estudo realizado por cientistas da Universidade de Leeds, no Reino Unido, junto de pesquisadores do Belgium’s Royal Museum, na Bélgica, concluiu que as florestas tropicais estão mudando a forma com que absorvem o carbono da atmosfera – e que em 15 anos é possível que a Floresta Amazônica possa simplesmente parar de absorver o CO2.
© Lubasi
Os pesquisadores avaliaram 300 mil árvores de tais biomas ao longo de 30 anos, e o motivo descoberto não poderia ser o mais óbvio e trágico: o desmatamento está fazendo com que as florestas percam a capacidade de absorver o carbono, e é possível que comecem a emiti-lo. A pesquisa aconteceu através do monitoramento de árvores em 244 florestas de 11 países do continente africano entre 1968 e 2015, e comparou as informações levantadas com árvores monitoradas na Amazônia. Já na década de 2010 a pesquisa concluiu que as florestas tropicais tinham perdido um terço de sua capacidade de absorção de carbono.
© Pexels
Processos naturais, como a competição entre as árvores por luz e a disponibilidade geral de nutrientes, são agravados ao extremo pelos fatores climáticos e os efeitos da ação humana sobre esses biomas. “Após anos de trabalho nas florestas do Congo e na Amazônia, descobrimos que um dos impactos mais preocupantes das mudanças climáticas já começou. Estamos décadas à frente do que os modelos mais pessimistas poderiam prever”, diz a nota anunciado o resultado, que conclui de forma tão categórica e urgente quanto pode ser o futuro dessas florestas – e, assim, da humanidade: “Não há tempo a perder”.
© André Deak
Publicidade
A cerveja pode ser extremamente importante em determinadas sociedades, não pelo aspecto recreativo - mas, sobretudo...
O interesse de Amoy Antunet Shepherd, de 7 anos, pelo universo científico, surgiu quando ela tinha apenas 3 anos e...
Um novo teste para detectar a Covid-19 foi desenvolvido por um casal de pesquisadores brasileiros e promete agilizar e...
Quem tem um cachorro como animal de estimação pode ter sido beneficiado pelo bichinho durante a pandemia do...
As benesses trazidas pelo uso do sabão combinado com a água já são conhecidas há mais de 3 mil anos. Ainda que a...
Um estudo recente declarou a cannabis como a chave para prevenir doenças neurodegenerativas como Alzheimer, pois...
E se o maior astrônomo da prestigiada Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, dissesse que extraterrestres...
A ciência já nos contou que usuários de maconha fazem sexo com mais frequência e algumas mulheres até adotam o...
Nós e o planeta somos de tal forma interligados, como partes de uma mesma coisa, que até mesmo os alimentos que mais...