Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Os efeitos da ação humana podem facilmente ser medidos pela poluição dos mares, a emissão de gases poluentes e nas mudanças climáticas por todo o globo. O impacto, porém, é literalmente mais profundo do que pensávamos, e alcança pontos inesperados, inclusive os lugares mais fundos do planeta. Uma nova espécie de anfípode foi descoberta por pesquisadores da Universidade de Newcastle na Fossa das Marianas, o local mais profundo do mundo – e dentro de seu estômago havia uma quantidade considerável de tereftalato de polietileno.
Trata-se simplesmente do plástico utilizado em produtos como garrafas de água e roupas de ginástica. O fato foi percebido de forma tão grave e extrema pelos cientistas, que decidiram por batizar o animal a partir de tal dado como denúncia. “Decidimos pelo nome Eurythenes plasticus, pois queríamos destacar o fato de que precisamos tomar medidas imediatas para impedir o dilúvio de resíduos plásticos em nossos oceanos”, afirmou o líder da pesquisa, Alan Jamieson. O título do comunicado que informa a descoberta não poderia ser mais claro: “A nova face da crise do plástico”
A descoberta de plástico dentro de espécies advindas de locais tão ermos quanto a Fossa das Marianas ilustram a abrangência do impacto da ação humana, e as consequências diretas do descarte ecologicamente inadequado – estima-se que o equivalente a um caminhão carregado de lixo plástico seja jogado no oceano por minuto. “Existem espécies que vivem nos lugares mais profundos e remotos da Terra que já ingeriram plástico antes mesmo de serem conhecidas pela humanidade. Os plásticos estão no ar que respiramos, na água que bebemos e agora também nos animais que vivem longe da civilização humana”, afirmou Heike Vesper, diretora do Programa Marítimo da ONG WWF Alemanha.
Publicidade
O desmonte e o ataque constante às politicas ambientais do atual governo já se traduzem em concretos e apocalípticos...
Feito uma máquina do tempo e um espelho sobre as semelhanças entre a pandemia passada e a atual, a edição de 15 de...
Posse de cannabis (nome científico da maconha) em poucas quantidades, até três gramas, não é mais crime no Havaí....
O impacto das milhões de toneladas de plásticos despejadas no oceano pode ser medida em diversas e tenebrosas imagens...
A vida fora do planeta Terra sempre despertou curiosidade, porém agora o questionamento é outro. Se antes, nos...
Se as críticas às relações de trabalho e as formas de exploração e desigualdade estabelecidas entre trabalhador e...
Consequência da vida cada vez mais acelerada que levamos, segundo a OMS - Organização Mundial da Saúde, 1 em cada 4...
Enquanto muitos países já flexibilizaram suas leis de criminalização da maconha – alguns permitindo o uso...
O bitcoin, a criptomoeda mais conhecida e valiosa do mundo, vem atingindo seguidos recordes de cotação em 2017. Hoje,...