Criatividade

Estes sabões hiper-realistas vão te deixar confuso por semelhança com comida

por: Vitor Paiva

A arte da ilusão de ótica pode se valer de todo tipo de suporte como base para sua criação – do grafite aos bolos, das fotos às tatuagens. E até os sabonetes: essa é a matéria-prima para as verdadeiras obras criadas pela artista russa Julia Popova, capazes de tal forma de nos enganar e a única coisa que parece mesmo faltar em suas criações é mesmo o cheiro e o sabor. Nosso cérebro tem certeza que vê um morango, um pão, um peixe ou uma caixa de bombons, mas o cheiro e o gosto são mesmo de sabão.

E não são somente alimentos: há também ferramentas, lâmpadas e garrafas perfeitamente travestidas – seria impossível perceber que são feitas de sabão. Até potes de geleia, alicates e moedas fazem nosso cérebro duvidar da informação que estamos lendo: não é possível que sejam mesmo sabonetes.

Popova começou a desenvolver os sabonetes somente para seus amigos e parentes, mas a reação de todos era de tal forma unânime que ela decidiu tentar vende-los pela internet. O impacto foi imediato: trata-se de cópias perfeitas, nas quais nenhuma falha pode ser notada, e que facilmente podem ser mordidas feito fosse de fato comidas ou doces.

Seu perfil no Instagram traz uma imensa variedade de sabonetes, com somente uma coisa em comum: nada é o que parece ser – e tudo tem um delicioso cheiro, não de comida, mas de sabão.

Publicidade

© fotos: Instagram/divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Mercado cria ‘leve mais pague mais’ para compras de álcool gel na Dinamarca