Ciência

Experimento científico divertido que ensina a crianças a importância de lavar as mãos

por: Gabriela Glette

Em meio à pandemia do coronavírus, muito se fala sobre a necessidade – hoje mais importante que nunca, de lavar bem as mãos. No entanto, apesar de parecer simples, será que sabemos lavá-las direito? Para mostrar às crianças a importância desta prática, a professora norte americana – Amanda Lorenzo publicou um vídeo didático mostrando o que acontece com um vírus quando em contato com o sabão. Importante para crianças e adultos, vivemos um período delicado, no qual, todo o cuidado com a higiene é pouco.

Cientificamente, poucas pessoas compreendem a importância de se manter as mãos limpas, por isto, a professora baseada em Miami, encontrou uma maneira visual de demonstrar isto, e compartilhou em seu Twitter. Na experiência, ela separou dois pratos, sendo que um continha pimenta do reino moída e água; e outro apenas água e sabão. Foi então que ela pediu à uma de suas alunas que mergulhasse o dedo na água da pimenta para ver o que acontecia. Ao retirar o dedo, todos os alunos da classe concordaram que ele continha partículas de pimenta. O mesmo ocorre com o vírus.

vídeo lavar as mãos coronavírus 1

Em seguida, a criativa professora pediu à mesma garota para colocar o dedo no sabão e colocá-lo novamente na água da pimenta. Como se fosse mágica, todos os grãos de pimenta rapidamente se afastaram de seu dedo, como se estivessem com medo do sabão. Não poderia existir maneira mais simples e eficaz de mostrar aos seus alunos à importância de manter as mãos limpas. Segundo ela: “O resto do dia – depois de ir ao banheiro, voltar do almoço, antes de almoçar, depois de ir ao playground – eles pensavam: ‘Precisamos lavar as mãos’”.

vídeo lavar as mãos coronavírus 3

Com o surto do coronavírus, muitas farmácias e supermercados esvaziaram seus estoques de álcool gel, também eficaz contra vírus e bactérias. Na tentativa de frear a disseminação do Covid-19, estudos recentes mostraram que, o simples ato de lavar as mãos pode reduzir a doença diarreica em pessoas com sistema imunológico enfraquecido em 58%; além de diminuir as doenças respiratórias, como resfriados, na população em geral de 16% a 21%.

vídeo lavar as mãos coronavírus 3

Recentemente, o Ministério da Saúde lançou um curso online gratuito para ajudar a informar a população e profissionais de saúde diante do coronavírus. Intitulado “Vírus respiratórios emergentes, incluindo Covid-19”, o curso foi desenvolvido pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) da UFRN em parceria com a OMS e a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAN), e traz informações objetivas sobre como se dá o contágio, como evitar o vírus, quando devemos procurar ajuda e quais são os sintomas. Em um momento no qual as fake news proliferam, sempre procure órgãos oficiais para tirar qualquer dúvida.

Publicidade

Fotos 1 e 3: Getty Images

Foto 2: reprodução Twitter


Gabriela Glette
Uma jornalista que ama poesia e mora na França, onde faz mestrado em comunicação. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Coronavírus: análise descreve diferença de ação do vírus por idade