Inovação

Ford cria ‘jaqueta de emoji’ para ciclistas poderem se comunicar com motoristas

por: Vitor Paiva

Anualmente na Europa cerca de 2 mil ciclistas morrem envolvidos nos mais variados acidentes de trânsito. Por aqui o número chega a 1,4 mil por ano, acima da média 1 mil dos EUA e, entre imprudência dos motoristas e desrespeito às leis de convívio com ciclistas nas ruas e estradas, uma parte desses acidentes acontecem por uma questão de visibilidade – luzes piscantes e roupas coloridas são utilizadas pelos ciclistas para se fazerem mais vistos, mas uma ideia literalmente brilhante da Ford pode trazer solução e até humor para a relação entre ciclistas e motoristas: uma jaqueta de Emoji.

Como parte da companha “Share the Road” (Divida a via, em tradução livre) para promover a segurança sobre duas rodas, a jaqueta desenvolvida pela gigante do automobilismo para o mercado europeu traz um dispositivo de LED nas costas da jaqueta, que acende um emoji demonstrando o temperamento do ciclista, assim como eventuais próximos movimentos. Há, assim, emojis para ciclistas felizes, um rosto bravo para ciclistas irritados, assim como símbolos indicando direções para voltas e entradas a serem tomadas pela bike.

“Emojis se tornaram uma parte fundamental da nossa linguagem”, diz Neil Cohn, linguista que trabalhou na iniciativa. “Seja para mostrar expressões faciais, humor ou sarcasmo, eles se tornaram parte integral da nossa habilidade para nos expressarmos rapidamente. Essa jaqueta criada em parceria com a Ford permite aos ciclistas expressar seus sentimentos e criar um importante link emocional com as outras pessoas nas ruas”, diz.

A jaqueta ainda é, no entanto, um teste conceitual, e não se sabe quando ganhará os mercados – e as ruas das cidades.

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Mercado de cervejas sem álcool cresce e se afirma no Brasil sem abrir mão do sabor