Fotografia

Fotos de Janis Joplin curtindo uma brisa do lado de fora do Hotel Chelsea em 1969

por: Gabriela Glette

Hoje um dos pontos turísticos mais icônicos da frenética cidade de Nova Iorque, o Hotel Chelsea é conhecido pelo seu passado. O lugar já foi lar de diversos artistas, escritores, músicos e atores, entre eles Bob Dylan, Charles Bukowski, Janis Joplin, Patti Smith, Leonard Cohen e Iggy Pop. Um dos fotógrafos de destaque dos músicos de rock dos anos 1960, David Gahr conseguiu realizar esta incrível série de fotos de Janis Joplin na porta do destino preferido das celebridades da época.

janis-joplin-hotel-chelsea-1

As fotos foram tiradas poucos meses antes da musa do rock morrer, em 1970. Na porta do hotel, localizado entre a sétima e a oitava avenida, o que vemos é uma Manhattan que já não existe mais. Entre os vestígios do passado, Janis Joplin com seus cabelos compridos e visual hippie não nos deixa esquecer dos tempos áureos do rock’n’roll.

janis-joplin-hotel-chelsea-2

O Hotel Chelsea está no registro nacional de lugares históricos da cidade desde 1977. Palco de diversas histórias conhecidas do público – umas interessantes, outras macabras, foi lá que o escritor Dylan Thomas morreu de embriaguez em 1953. No entanto, esta não foi a única morte registrada no icástico hotel.

janis-joplin-hotel-chelsea-3

O quarto número 100 foi palco da misteriosa morte de Nancy Spungen, namorada de Sid Vicious, no dia 12 de outubro de 1978. Hoje, as pessoas já não podem mais viver no Chelsea, o que não nos impede de viajar no tempo através de séries fotográficas como esta.

Publicidade

Fotos: David Gahr


Gabriela Glette
Uma jornalista e produtora de conteúdo que mora na França. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias. Gabriela também é fundadora do site Quokka Mag, onde fala apenas sobre coisas boas!


X
Próxima notícia Hypeness:
As melhores fotos retratando o clima dentre os vencedores do concurso Weather Photographer of the Year 2020