Debate

General Augusto Heleno tem coronavírus; 16 pessoas ligadas ao presidente estão com a doença

por: Kauê Vieira

Com a confirmação de que o General Augusto Heleno está com o novo coronavírus, sobe para 16 o número de membros infectados da comitiva de Jair Bolsonaro que se reuniu com Donald Trump nos Estados Unidos. 

A notícia foi dada pelo próprio Heleno nas redes sociais. O ministro do gabinete de Segurança Institucional tem 72 anos e está no grupo de risco entre os que testam positivo para a Covid-19. 

– Bolsonaro não está com novo coronavírus: veja líderes mundiais em alerta com a Covid-19

“Informo que o resultado do meu segundo exame, realizado no HFA, acusou positivo. Aguardo  a contraprova da FioCruz. Estou sem febre e não apresento qualquer dos sintomas relacionados ao COVID-19. Estou isolado, em casa, e não atenderei telefonemas”, escreveu Heleno nas redes sociais. 

Augusto Heleno está com o novo coronavírus

Além da idade, pessoas com problemas respiratórios como asma, doenças cardíacas, fumantes e diabéticos também integram o grupo que pode apresentar sintomas mais graves da doença. 

– Ela faz compras de idosos da vizinhança para evitar que se exponham ao coronavírus

Comitiva presidencial 

Em 12 de março, o presidente Jair Bolsonaro esteve nos Estados Unidos e se reuniu com Donald Trump na Flórida. O militar, que diz ter testado negativo duas vezes para o novo coronavírus, apertou as mãos e permaneceu bem próximo do líder norte-americano. Trump também afirmou estar livre do vírus. 

– Como Singapura, Taiwan, Coréia do Sul e Hong Kong conseguiram controlar o coronavírus

Bolsonaro, depois de ter voltado ao Brasil, causou surpresa de todos ao manifestar apoio público a um protesto que pedia o fechamento do Congresso e do Supremo Tribunal Federal, além da volta da ditadura. 

O presidente ainda manteve contato direto com os manifestantes. Durante uma hora, ele apertou as mãos de mais de 200 pessoas, filmado pelo prsidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antonio Barra Torres, ignorando orientações do próprio ministro da Saúde, Luis Henrique Mandetta, para manter distanciamento social. 

Bolsonaro ingorou isolamento e cumprimentou pessoas em protesto que pede a volta da ditadura

À Rádio Bandeirantes, Jair Bolsonaro voltou a classificar a preocupação com a Covid-19 de ‘histeria’. “Apertei a mão das pessoas porque era a vontade do povo. Eu não vou viver preso no Alvorada mais cinco dias”, deu o recado. 

Além de Augusto Heleno, testaram positivo para o novo coronavírus Fabio Wajngarten, secretário de Comunicação da Presidência da República (Secom); Flavio Roscoe, presidente da Federação das Indústria do Estado de Minas Gerais (Fiemg); o secretário especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia, Marcos Troyjo; Robson Braga de Andrade, que preside a Confederação Nacional da Indústria (CNI); Nelsinho Trad (PSD-MS), senador; Nestor Forster, encarregado de negócios do Brasil nos Estados Unidos; Samy Liberman, secretário Especial Adjunto de Comunicação Social da Presidência; o prefeito de Miami, Francis Suarez; Sérgio Lima, publicitário que atua ao lado da família Bolsonaro na formação do partido Aliança pelo Brasil; Karina Kufa, que é advogada de Jair Bolsonaro e outros quatro integrantes da comitiva.

Bolsonaro e Trump no início de março; 16 brasileiros que foram aos EUA com o presidente estão com a Covid-19

Publicidade

Fotos: foto 1: Alan Santos/PR/foto 2: Reprodução/foto 3: Alan Santos/PR


Kauê Vieira
Nascido na periferia da zona sul de São Paulo, Kauê Vieira é jornalista desde que se conhece por gente. Apaixonado pela profissão, acumula 10 anos de carreira, com destaque para passagens pela área de cultura. Foi coordenador de comunicação do Projeto Afreaka, idealizou duas edições de um festival promovendo encontros entre Brasil e África contemporânea, além de ter participado da produção de um livro paradidático sobre o ensino de África nas Escolas. Acumula ainda duas passagens pelo Portal Terra. Por fim, ao lado de suas funções no Hypeness, ministra um curso sobre mídia e representatividade e outras coisinhas mais.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Pedro Sampaio e Negão da BL: o sample de um meme que abre debate sobre os limites dos direitos autorais no Brasil