Roteiro Hypeness

Japão em Sonhos: instalação imersiva nos teletransporta por imagens icônicas do país

por: Gabriela Rassy

Se tem duas características que lembram o Japão, tradição e inovação estão entre as primeiras. O país do sol nascente traz em sua essência a preservação de sua história e simbologia, desde a alimentação, passando pela arte, até o comportamento. Mas em matéria de tecnologia e inovação, nunca ficaram para trás e isso se mostra nas ruas, nas pesquisas e no desenvolvimento deste gigante asiático.

Em um misto desses dois componentes marcantes, a exposição ‘Japão em sonhos’ chega para nos levar por uma uma jornada onírica por imagens icônicas que representam as narrativas nipônicas.

A instalação feita com projeções de grande escala em vídeo mapping está aberta para visitação gratuita até o dia 26 de abril, na Japan House São Paulo. O acesso é feito logo na entrada, no térreo do centro cultural.

“A ideia é trazer um pouco desse universo do Japão e fazer com que uma pessoa que já esteve no Japão ou que não ter essas sensações que você tem lá. É muito baseado em memórias que foram de fato vividas ou em experiências icônicas que você, em algum momento, cruzou e que atribui imediatamente ao Japão”, comenta Natasha Barzaghi Geenen, Diretora Cultural da Japan House São Paulo.

De fato, a experiência dá um gostinho do que se sente em mostras pelo Japão, em especial com o trabalho do TeamLab. Em Tóquio, o museu da arte digital apresenta uma série de salas ocupadas por projeções mapeadas, todas super interativas e, como não poderia deixar de ser, fotogênicas.

Embaladas por trilha sonora potente, com faixas do músico Ryuichi Sakamoto, além de ritmos intensos e expressivos dos tambores japoneses, as imagens surgem e somem em um baile de projeções. “Com o acompanhamento da trilha sonora você tem realmente uma percepção muito intensa do que poderia ser estar lá. A ideia é criar esse mundo meio fantástico, por isso chama ‘Japão em Sonhos’. É como se, de alguma maneira, você fosse teletransportada para um sonho que é o Japão”, explica.

A sequência de imagens e sons vai desde a beleza efêmera da florada das cerejeiras e o famoso festival de lanternas Tsunan Yuki Matsuri, até uma floresta misteriosa habitada por espíritos do folclore japonês. A imersão é uma jornada por figuras simbólicas do Japão e se inspira nas gravuras japonesas do ukiyo-e, movimento artístico japonês iniciado no século XVII, que ganhou a Europa no século XIX, quando as relações comerciais entre o Ocidente e o Japão foram abertas.

“Todas as imagens são ícones da cultura japonesa, inspiradas na técnica de gravura ukiyo-e e justamente traduzidos de uma forma muito contemporânea que é o vídeo mapping”, completa Natasha. Criada pela empresa Danny Rose Studio, a obra, que esteve em cartaz no último ano no Atelier des Lumières, em Paris, oferece um panorama da grande diversidade, riqueza e modernidade do ukiyo-e.

O trabalho criativo dá vida ao Japão emblemático por meio das projeções e trilha sonora. Cerejeiras em flor surgem em leques, ocupando o espaço com as pétalas de sakura. Uma floresta habitada pelos espíritos japoneses é tomada pela icônica obra ‘A Grande Onda de Kanagawa’, de Katsushika Hokusai (1760-1849) levando o visitante ao fundo do mar para encontrar uma grande diversidade de peixes e animais marinhos.

“A Japan House percebe como o Japão respeita e leva em consideração o tradicional ao pensar na inovação e no contemporâneo. Justamente a gente tem tentado fazer uma programação bastante eclética em áreas e linguagens. Essa instalação é mais um exemplo disso, de você conseguir perceber esses aspectos que parecem tão opostos, mas que são tão harmônicos no Japão”, conclui Natasha.

‘Japão em Sonhos’
De 18 de fevereiro a 26 de abril de 2020
Japan House São Paulo, Térreo | Avenida Paulista, 52
Terça-feira a Sábado: das 10h às 20h
Domingos e feriados: das 10h às 18h
Entrada Gratuita

 

Publicidade

Fotos: Gabriela Rassy e Divulgação


Gabriela Rassy
Jornalista enraizada na cultura, caçadora de arte e badalação nas capitais ensolaradas desse Brasil, entusiasta da cena musical noturna e fervida por natureza.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Agenda Hype em casa: Gilberto Gil, Pitty e Dorival Caymmi em festivais de filme e música