Criatividade

Leprechaun: a figura mitológica do folclore da Irlanda

por: Gabriela Glette

O Leprechaun, na Irlanda, está como o Saci-Pererê, no Brasil. Isto é, esta figura mitológica e folclórica está presente em livros infantis, lendas, no imaginário popular e você certamente já se deparou com ela estampada em algum lugar. Com barba ruiva e vestido de verde, o Leprechaun é um duende que vive na floresta e encanta gerações com suas promessas de ouro. Considerados guardiões ou conhecedores da localização de vários tesouros escondidos, a lenda também diz que ele é o sapateiro do povo das fadas.

historia do leprechaun 1

De onde surgiu a lenda

Nos contos tradicionais, eles são sapateiros, no entanto, ‘The Leprechaun’ foi um conhecido poema do século 18, de William Allingham, que dizia: “Você não percebe o clamor minúsculo, clique ocupado de um martelo élfico, a voz do Leprachaun cantando estridente enquanto ele alegremente dedica seu ofício?”

historia do leprechaun 2

A figura mitológica também está presente em souvenirs para os turistas

Segundo a lenda, apesar de conhecidos eles não são confiáveis, pois adoram pregar peças nas pessoas. Por outro lado, no entanto, sua desonestidade os torna sortudos e eles realizarão três desejos a quem conseguir pegá-los.

historia do leprechaun 3

A palavra “Leprechaun” deriva do irlandês antigo e significa corpo pequeno. O registro mais antigo desse termo é encontrado em ‘A morte de Fergus mac Leiti’, uma história do século 8 sobre pequenos espíritos da água – os luchorpán – que convencem um rei a desistir de seu trono depois de tentar arrastá-lo para o mar e conceder-lhe três desejos.

O significado hoje

Séculos passaram-se e hoje o duende irlândes acabou adquirindo um novo significado. Símbolo de sorte e prosperidade, hoje os irlandeses o associam com o conhecido feriado de St. Patrick’s Day. A festa cristã é comemorada no dia 17 de março e celebra São Patrício, um bispo cristão romano-britânico que converteu o irlandês pagão no século V.

Publicidade

Fotos 1 e 2: Wikimedia Commons

Foto 2: Getty Images

 


Gabriela Glette
Uma jornalista que ama poesia e mora na França, onde faz mestrado em comunicação. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Com saudades do cinema, esta família literalmente criou um cinema em casa