Sustentabilidade

Livro infantil de autor indígena fala sobre a importância das sementes

por: Gabriela Glette

Para garantir a diversidade das espécies e salvarmos o planeta, uma das melhores condutas que podemos ter é guardar as sementes dos alimentos, ao invés de jogá-las no lixo. Para os indígenas, no entanto, esta preocupação sempre se fez presente. Zeladores ancestrais da floresta, nós temos muito o que aprender com os povos indígenas. Publicado pela editora Expressão Popular, o livro infantil “O Sopro da Vida”, do escritor indígena Kamuu Dan Wapichana, fala sobre a importância da preservação de sementes naturais.

livro o sopro da vida 1

De forma simples e didática, o livro caminha entre a luta pela preservação do cerrado brasileiro e a importância de salvaguardar nossas riquezas naturais. Inspirado na história do Santuário dos Pajés, em Brasília, território indígena onde vive o autor, a obra também fala sutilmente sobre a intensa especulação agrária por parte dos ruralistas.

livro o sopro da vida 2

A região de Santuário dos Pajés vem sofrendo os efeitos da expansão imobiliária, que vem substituíndo a rica vegetação do cerrado brasileiro por edifícios luxuosos. Uma das disputas mais representativas do extermínio dos índios brasileiros, indígenas de três etnias que vivem na terra atualmente reivindicam sua posse.

Para Kamuu, a história do Santuário reflete a realidade de diferentes comunidades do Brasil que trabalham pela manutenção da riqueza natural do país. Partindo desta premissa, o autor escreveu a história do menino Win Dan – de 4 anos, que pretende salvar as chamadas “plantas bebês”, numa referência às sementes naturais.

livro o sopro da vida 3

Indicado para crianças da faixa etária do ensino fundamental, o livro nasce da necessidade de apresentarmos às nossas crianças um material de referência para promover a educação ambiental na formação infantil. Outro aspecto importante da obra é o caráter inclusivo, já que o livro é bilíngue e foi publicado em português e em wapichana, idioma nativo dos pais do autor.

livro o sopro da vida 4

Valorizando a indispensável relação, outrora esquecida, do homem e da natureza, o livro é uma obra essencial para pais que queiram iniciar seus filhos no caminho da sustentabilidade. A educação ambiental precisa começar desde cedo se quisermos construir um mundo melhor.

Publicidade

Fotos 1 e 2: divulgação

Fotos 3, 4 e 5: Unsplash


Gabriela Glette
Uma jornalista e produtora de conteúdo que mora na França. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias. Gabriela também é fundadora do site Quokka Mag, onde fala apenas sobre coisas boas!


X
Próxima notícia Hypeness:
Jiboia mais rara do mundo foi vista, sem querer, pela primeira vez em 60 anos em SP