Futuro

Luxemburgo faz história e realiza sonho do transporte público gratuito

Vitor Paiva - 08/03/2020

O Ministério da Mobilidade de Luxemburgo anunciou recentemente uma medida inédita em todo o mundo: o transporte por ônibus ou trens tornou-se gratuito para toda a população do país europeu. Ainda que algumas cidades no mundo já tenham implementado o “passe livre” em seus sistemas de transporte, segundo consta essa é a primeira vez na história que um país inteiro torna o transporte público gratuito. Atualmente no país 32% dos deslocamentos é feito de ônibus, e 19% por trens.

A ideia do Ministério da Mobilidade é que a medida reduza significativamente os engarrafamentos no pequeno país ao centro do continente, e beneficiar cerca de 40% da população do grão-ducado de Luxemburgo, que economizará em torno de 100 euros anuais e ainda reduzir a emissão de gases poluentes. Além de tornar o transporte gratuito, a ideia é reorganizar a rede de ônibus do país, para torna-la a mais eficaz do continente.

Anualmente o transporte público arrecadava cerca de 41 milhões de euros por ano, cobrindo 8% dos custos de transporte – o custo passará a ser coberto por impostos. Claro que Luxemburgo é um país mínimo, entre a França, a Alemanha e a Bélgica, com 610 mil habitantes. Ainda assim, a medida pode servir de exemplo para outros países, a fim de trazer essa importante medida social e ambiental como futuro para os transportes coletivos no continente e no planeta.

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é mestre e doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Publica artigos, ensaios e reportagens, é autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.


Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
UNE elege primeira mulher negra em quase 100 anos de história