Empreendedorismo

Mapas em cores apontam as mais antigas empresas em atividade do mundo

por: Vitor Paiva

Manter por anos uma empresa aberta, saudável, funcionando e produzindo é tarefa árdua e rara – no Brasil, por exemplo, 1 em cada 4 empresas, segundo o SEBRAE, encerram suas atividades antes de completar 2 anos, e 80% das micro e pequenas empresas desaparecem em menos de 5 anos. Algumas corporações, porém, se tornam parte da tradição de um país, funcionando por décadas ou mesmo séculos ininterruptos – e há casos no mundo de empresas abertas e em atividade há mais de mil anos. Pois quais são as empresas mais antigas do mundo?

A publicação britânica Business Financing UK, especializada em finanças, respondeu essa pergunta através de um mapa – um amplo registro visual mostrando quais são as mais antigas empresas em atividade de cada país e continente. Muitas delas são mais antigas que a chegada dos europeus no Brasil, como a Casa da Moeda do Reino Unido, fundada no ano 886, ou o Sean’s, bar aberto na Irlanda no ano 900. Bancos públicos, casas da moeda e correios são as mais recorrentes empresas no mapa.

Acima, o mapa da Ásia; abaixo, da América do Norte

No Brasil, a mais antiga empresa em atividade é a Casa da Moeda, fundada em 1694 – e a mais antiga empresa da América do Sul é a Casa da Moeda do Peru, fundada em 1565. A mais antiga empresa em atividade do mundo, porém, é a Kongō Gumi, uma construtora japonesa, fundada no ano de 578 como uma empresa familiar, que funcionou por mais de 1400 anos de forma independente. Em 2006 a Kongō Gumi foi adquirida por outra construtora, mas ela segue funcionando como subsidiária.

Acima, as empresas mais antigas da América do Sul

Oceania, e abaixo, África

Publicidade

© fotos: reprodução


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
‘Loja ao vivo’ criada pela Dengo Chocolates eleva compras virtuais a outro patamar