Inspiração

Mariana Varella, filha de Drauzio, mudou a forma do pai se comunicar nas redes

por: Vitor Paiva

A proliferação incessante de fake news por todo planeta combinada à pandemia de coronavírus vem criando uma forma ainda mais fatal e apocalíptica de crise. No Brasil, enquanto o governo federal parece empenhado em ignorar qualquer sanidade e conhecimento técnico e ampliar ainda mais o problema, as vozes de conhecimento, ciência, sensatez e confiança precisam ser amplificadas e ouvidas – e poucas tem sido tão importantes quanto a do médico Drauzio Varella. Através principalmente de seu site e de seu canal no Youtube, Dr. Drauzio vem atuando como um farol para um país que parece quase sempre à deriva. Mas por trás desse trabalho tão importante há a dedicação incansável de Mariana Varella, filha do médico e editora do portal de saúde que traz o nome de seu pai.

Drauzio e Mariana © reprodução/Instagram

Formada em Ciências Sociais mas trabalhando como jornalista desde a faculdade, Mariana comanda uma equipe de cerca de 30 pessoas, entre profissionais de saúde atuando como consultores e jornalistas e profissionais de comunicação. Combatendo a desinformação e as mentiras a respeito de saúde – mas não somente -, o portal e o canal possuem a função ainda mais importante de disseminar conhecimento científico, correto e confiável, especialmente em um momento de pandemia como o atual. A missão central do trabalho, familiar e ao mesmo tempo de dimensão nacional, é auxiliar a população no combate ao coronavírus – sem crendices e loucuras, com informações confiáveis, pesquisa e ciência.

Em entrevista recente para o UOL, Mariana lembrou a gravidade ainda maior que a disseminação de mentiras e distorções pode ter em uma área como a da saúde – e por isso a equipe do Dr. Drauzio Varella trabalha não só com os mais de 40 anos de atuação exemplar do médico, mas também com agências de checagem. Mariana conta que sempre foi próxima ao pai, que compreende seu legado não só na atuação dentro da saúde, mas também no compromisso com a qualidade das informações.

© reprodução/Instagram

Sobre a crise atual, a atuação técnica do Ministério da Saúde e de alguns governantes é celebrada por Mariana, em absoluto contraponto a algumas alas do governo que se baseiam em coisa nenhuma para subestimar o impacto da pandemia. As expectativas não são boas, mas é possível evitar em muito uma tragédia ainda maior dando ouvidos justamente à Organização Mundial de Saúde, aos jornalistas sérios e a autoridades como o próprio Dr. Drauzio Varella e ficar em casa, lavando as mãos com frequência para amenizar a disseminação do coronavírus.

© Divulgação

Publicidade

© fotos: créditos


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Escolas ao ar livre criadas para combater a tuberculose no início do século 20