Sustentabilidade

Máscaras descartadas de coronavírus poluem praias e trilhas de Hong Kong

por: Gabriela Glette

Enquanto o confinamento para conter o coronavírus no Brasil está apenas começando, cidades como Hong Kong, Singapura e Taiwan mostraram-se como grandes exemplos, já que o vírus foi muito bem controlado por lá. No entanto, depois de utilizarem máscaras descartáveis todos os dias durante semanas, um outro problema acabou surgindo. Muitas destas máscaras não estão sendo descartadas corretamente e, por isto, estão se amontoando nas praias e trilhas da região, o que vem chamando a atenção de grupos ambientalistas.

máscaras descartáveis hong kong 1

O país já vinha lutando contra o fluxo de lixo marinho da China continental há vários anos. Com mais de 7 milhões de habitantes, Hong Kong apresentou cerca de 130 casos de coronavírus e 4 mortes, um número relativamente baixo. Ao lado do sucesso em lidar com o vírus, porém, o governo afirmou na última semana que as máscaras usadas para se proteger do coronavírus e descartadas agravaram o problema e ainda provocaram preocupação com a disseminação de germes.

máscaras descartáveis hong kong 2

Segundo Gary Stokes – fundador do grupo ambientalista Oceans Asia: “Só tivemos máscaras nas últimas seis a oito semanas, um volume enorme. Agora estamos vendo o efeito no meio ambiente”. Para ele, um bom exemplo são as ilhas hongueconguesas isoladas e desabitadas, localizadas ao sul do aeroporto internacional. Antes pontos turísticos, hoje depósito de máscaras infectadas. Stokes encontrou 70 máscaras descartadas em um trecho de praia de 100 metros, e disse que uma semana depois, havia mais de 30 outras. “Isso foi bastante alarmante para nós.”

máscaras descartáveis hong kong 4

Recentemente, uma imagem compartilhada pela NASA viralizou pelo mundo. O mapa mostrou os níveis de emissões de gases na China – onde começou o coronavírus, antes e depois da pandemia. Devido à redução drastica de veículos nas ruas e o próprio desaquecimento econômico no país, nunca se viu uma queda tão drástica em tão pouco tempo. Em tempos de coronavírus a humanidade começa a perceber a importância de rever seus hábitos, mas os esforços para conter o vírus precisam ser feitos a partir de uma perspectiva ambiental. Afinal, o que faremos com tantas luvas, embalagens de álcool gel e máscaras descartáveis?

máscaras descartáveis hong kong 3

Publicidade

Fotos 1 e 2: Reuters/Yoyo Chow

Fotos 3 e 4: NASA


Gabriela Glette
Uma jornalista e produtora de conteúdo que mora na França. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias. Gabriela também é fundadora do site Quokka Mag, onde fala apenas sobre coisas boas!

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Jiboia mais rara do mundo foi vista, sem querer, pela primeira vez em 60 anos em SP