Arte

Michal Dziekan usa sua arte para expor o lado sombrio na nossa estrutura social

por: Gabriela Glette

Há 5 anos, Bill Gates previu uma possível catástrofe global decorrente de um vírus. A profecia foi feita durante um Ted Talk, que hoje em pleno surto do coronavírus voltou a circular nas redes. No entanto, o fundador da Microsoft parece não ter sido o único a decifrar um futuro sombrio para a humanidade. O ilustrador polonês Michal Dziekan, usa seu trabalho para ilustrar questões sociais e nos fazer repensar nosso estilo de vida. Apesar de sua série ter nascido muito antes do que estamos vivenciando hoje, ela deixa claro que, definitivamente, nós escolhemos o caminho errado.

1. Honestidade

ilustrações críticas sociedade 1

À primeira vista, sua arte colorida nos lembra desenhos animados divertidos e espirituosos. Porém, basta um olhar mais apurado para compreender que ela esconde algumas idéias mais profundas. Com tons vívidos e clara acidez, Dziekan discute questões importantes do mundo moderno. Ao discutir o capitalismo, desigualdade social e a relação doentia dos seres humanos com o consumo, ele encontra uma maneira eficaz de tocar em assuntos espinhosos, sem precisar dizer nada.

2. Palavras podem matar

ilustrações críticas sociedade 2

Seu estilo de desenho é único e, em certas ilustrações, chega a ser assustador. Ou seria a sociedade? Em seu mundo de fantasia, repleto de metáforas e significados ocultos, o ilustrador nos faz repensar o mundo e nossas próprias escolhas. Em tempos de coronavírus e quarentena, seremos obrigados a enfrentar todos os nossos fantasmas e este processo se dará, sobretudo, no âmbito coletivo.

3. Todo motorista bêbado é um assassino

ilustrações críticas sociedade 3

Se as previsões são alarmantes, a pandemia do coronavírus nos oferece a oportunidade de construir um mundo melhor, de repensar a sociedade e trabalhar a empatia. A série de Michal Dziekan não poderia ter sido divulgada em melhor momento. Chegou a hora de refletir o mundo.

4. Jogos para adultos

5. Insatisfeito com o que faz

6. Pense por si mesmo, não compre coisas de que não precisa

7. Realidade cruel

8. Vitória

9. Super Herói

10. Igualdade

11. Poesia

12. Vício em Facebook

13. Freelance

14. Poluição

15. Incentivando

16. Um passo à frente – dois passos para trás

17. Astrologia

18. Consumo compulsivo

19. Cegonhas

20. Expectativas

21. Terapia

22. Indústria da Moda

Publicidade

Fotos: Michal Dziekan


Gabriela Glette
Uma jornalista que ama poesia e mora na França, onde faz mestrado em comunicação. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Agenda Hype Indoor: 16 bons conteúdos online para aproveitar o tempo em casa