Ciência

Ministério da Saúde disponibiliza curso online para prevenir coronavírus

Vitor Paiva - 18/03/2020

Lavar as mãos, evitar aglomerações e principalmente ficar em casa são as principais recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde do Brasil para combater o novo coronavírus. Outra medida, porém, que ajuda nessa luta é evitar a proliferação de fake news e se informar corretamente sobre a própria doença, para saber justamente o que fazer e o que não fazer diante do coronavírus e da própria doença, a Covid-19. Para isso o Ministério da Saúde lançou um curso online gratuito tanto para a população quanto para os profissionais de saúde.

Intitulado “Vírus respiratórios emergentes, incluindo Covid-19”, o curso foi desenvolvido pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) da UFRN em parceria com a OMS e a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAN), e traz informações objetivas e vitais sobre como se dá o contágio, como evitar o vírus, quando devemos procurar ajuda, quais são os sintomas, e mais. “Este curso fornece uma introdução geral ao COVID-19 e vírus respiratórios emergentes. O curso destina-se aos profissionais de saúde pública, gerentes de incidentes e pessoas que trabalham para as Nações Unidas, organizações internacionais e ONGs, além da população em geral”, diz o Ministério da Saúde em comunicado.

O curso é dividido em 4 módulos: Introdução aos vírus respiratórios emergentes, incluindo o COVID-19; Detectar vírus respiratórios emergentes, incluindo o COVID-19: vigilância e investigação laboratorial; Comunicação de risco e engajamento comunitário e Prevenção e resposta a um vírus respiratório emergente, incluindo o COVID-19. A ideia, segundo o Ministério da Saúde, é que a conclusão do curso permitirá à população “descrever os princípios fundamentais dos vírus respiratórios emergentes e como responder efetivamente a um surto”. O curso pode ser acessado em sua plataforma.

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutor em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Universo tem 5ª dimensão com modelo complementar ao modelo do Big Bang, aponta estudo de brasileiro