Arte

Novas ilustrações do artista Pawel Kuczynski botam o dedo nas feridas da sociedade atual

por: Gabriela Glette

A arte não diz respeito apenas ao belo. Um dos maiores poderes dela é, justamente, criticar o mundo sem precisar usar absolutamente nenhuma palavra, cruzando assim toda e qualquer fronteira ou limitação de idioma. Neste sentido, o ilustrador polonês Pawel Kuczynski é mestre. De maneira inteligente e ácida, o artista aborda questões sociais, políticas e econômicas de importância global. Ridicularizando nossa relação obssessiva com o mundo virtual, ele nos abre uma série de questionamentos. Entre eles, o fato inegável de que vivemos em uma sociedade doente.

ilustrações críticas sociedade 1

Formado na Academia de Belas Artes de Poznan, suas ilustrações começaram em 2014, quando um amigo o incentivou a participar de uma competição. Ao longo dos anos, o artista foi aperfeiçoando sua arte enquanto fazia sucesso nas redes sociais e ganhava prêmios. Até hoje já foram mais de 140 distinções.

ilustrações críticas sociedade 2

Com mais de meio milhão de seguidores no Facebook, a arte deste ousado polonês é mais do que necessária. Suas ilustrações falam sobre consumismo, alienação, crueldade animal, jogos políticos e nossa super exposição nas redes sociais. Às vezes é preciso se distanciar e observar o mundo sob uma outra perspectiva, mais consciente e crítica.

ilustrações críticas sociedade 3

Recentemente Pawel divulgou uma série de novas artes, atualizadas com o contexto que estamos vivendo hoje. Frequentemente chamado de surrealista, o artista prefere se descrever como “um ilustrador realista dos nossos tempos surreais”. Já elegeu sua preferida?

Publicidade

Fotos: Facebook


Gabriela Glette
Uma jornalista e produtora de conteúdo que mora na França. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias. Gabriela também é fundadora do site Quokka Mag, onde fala apenas sobre coisas boas!

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Agenda Hype em casa: Emicida, Tássia Reis e Djonga numa semana que é pura negritude