Debate

O empresário com coronavírus que zombou da doença, alugou jatinho e colocou uma cidade em risco

por: Yuri Ferreira

Na semana passada, a influenciadora digital e musa fitness Gabriela Pugliesi anunciou que estava com a Covid-19, doença causada pela novo coronavírus. Ela foi infectada no casamento de sua irmã, Marcella Minelli, em Itacaré, na Bahia. Outras 14 pessoas que estavam presentes também testaram positivo: uma delas era o empresário Cláudio Vale.

Cláudio ignorou a quarentena recomendada pelos médicos e pelas autoridades e expôs diversas pessoas ao coronavírus

O dono do grupo de investimentos CVPar testou positivo para coronavírus ao chegar em São Paulo. Seu médico orientou uma quarentena de uma semana, mas Cláudio ignorou os conselhos, alugou um jatinho e foi para Trancoso, no sul da Bahia, com vários amigos.

Não havia na cidade nenhum caso ou suspeita da doença até então. Após a chegada do empresário, sua esposa, uma amiga e um funcionário contratado para servi-lo durante a viagem tiveram resultado positivo para coronavírus.

– Como Singapura, Taiwan, Coréia do Sul e Hong Kong conseguiram controlar o coronavírus

Depois de sua esposa apresentar os sintomas da doença, em conversa com a profissional de saúde, ele foi questionado de por que não ficou em quarentena. Segundo o Bahia Notícias, Cláudio zombou: “o que esse mar não cura?”

16 pessoas estão sob monitoramento depois do contato com o empresário, segundo a Secretaria de Saúde do estado. O empresário tem sido duramente criticado nas redes sociais e por autoridades baianas.

– Coronavírus: Drauzio Varella exercita cidadania e ensina o jeito certo de lavar as mãos

O Ministério da Saúde recomenda em portaria oficial. “O isolamento deverá ser em ambiente domiciliar, podendo ser feito em hospitais públicos ou privados, conforme recomendação médica, por um prazo de 14 dias, podendo ser estendido por até igual período dependendo do resultado do exame laboratorial”. A partir de ontem, a quebra de quarentena médica pode resultar em intervenção das forças policiais.

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), anunciou que irá colocar a Procuradoria Geral do Estado e o Ministério Público atrás do homem. Os advogados de Cláudio Vale afirmam que ele não sabia que tinha a doença antes de ter programado a viagem.

– Coronavírus e relações de trabalho: mais de 40% do mercado, informais sofrem com paralisações

“O médico determinou que ele ficasse em casa por pelo menos uma semana e ele pegou um jatinho particular, convidou amigos e foi para Trancoso, em Porto Seguro. Isso foi uma atitude irresponsável, negligente. Já determinei que a Procuradoria-Geral do Estado abra um processo criminal contra esse empresário, para que ele responda criminalmente por sua postura irresponsável. Vamos denunciar todos que descumprirem no Ministério Público da Bahia e Federal“, afirmou o governador Rui Costa ao Correio 24 horas.

Publicidade

Foto: Reprodução/Twitter


Yuri Ferreira
Jornalista formado na Escola de Jornalismo da Énois. Já publicou em veículos como The Guardian, UOL, The Intercept, VICE, Carta e hoje escreve aqui no Hypeness. No twitter, @porfavorparem.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Mike Tyson está em forma, vai lutar de novo e todos esperam revanche contra Holyfield