Criatividade

O que fazer com as crianças dentro de casa durante a quarentena

por: Gabriela Glette

Sejamos sinceros: querer que as crianças e adolescentes em quarentena fiquem longe das telas de computadores e smartphones, é dar murro em ponta de faca. Se os pais precisam trabalhar remotamente e as crianças não podem ir à escola ou realizar outras atividades fora de casa, um momento do dia elas certamente irão apelar para as redes sociais ou jogos. A questão agora não é impedí-los, mas sim escolher opções saudáveis e educativas para eles. Por isto, o músico e artista visual Felipe Julián, conhecido como Craca, compartilhou uma série de opções que ajudarão famílias inteiras a atravessar o período da quarentena sem grande estresse.

jogos educativos crianças quarentena

Segundo o artista, “ou a gente se apropria da tecnologia ou a tecnologia se apropria da gente”. Sendo assim, não adianta achar que iremos proibir o uso de smartphone entre nossos filhos, porque não é assim que funciona. Ao invés disto, devemos estar atentos ao que eles estão utilizando, além de, claro, limitar o tempo para que não tornem-se viciados. Partindo deste princípio, veja alguns programas ou ferramentas que você poderia apresentar às crianças:

1. Doodle

Doodle

Trata-se de um Doodle da Google feito em homenagem aos 50 anos de invenção da linguagem de programação para crianças chamada LOGO onde, através de logic blocks (blocos lógicos sortidos que se encaixam e representam funções matemáticas) a criança controla um coelhinho que come cenouras.

Jogue aqui: https://g.co/doodle/xyjjsc?ds=cl

2. Swift Playgrounds

Swift Playgrounds

Ele faz parte de um conjunto de jogos disponíveis na Appstore chamados Playground que, desafiam a criança a atingir um objetivo simples, usando linhas de comando digitado.

Baixe e jogue aqui: https://apps.apple.com/br/story/id1498544817

3. MAKEY MAKEY

MAKEY MAKEY

Através dele você pode criar interfaces reais para controlar coisas no computador. E cria utilizando frutas, sucata, papel e lápis grafite, água, o que a criatividade permitir. Trata-se de um kit que lembra muito um Arduino, mas o que ele faz é emular as conexões de um teclado e um mouse.

Saiba mais aqui: https://makeymakey.com

4. SketchUp

SketchUp

Este não é para crianças, mas sim, se você tiver jovens ou adolescentes em casa. Programa gratuito para criar maquetes 3D, o SketchUp é altamente intuitivo e sem matemática aparente, você constrói usando o mouse, casas, cidades, objetos em 3D.

Crie aqui: https://www.sketchup.com

5. Google Earth

Google Earth

Se na nossa época a gente viajava através do Atlas, hoje as crianças podem conhecer o mundo através do Google Earth. Dê o endereço de conhecidos e peça para seu filho ir marcando as casas. Uma excelente maneira de aprender geografia e adquirir mais noção espacial.

Navegue aqui: https://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/

Publicidade

Fotos 1 e 6: Unsplash

Fotos 2, 3, 4 e 5: reprodução


Gabriela Glette
Uma jornalista e produtora de conteúdo que mora na França. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias. Gabriela também é fundadora do site Quokka Mag, onde fala apenas sobre coisas boas!

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
McDonald’s oferece batata frita grátis a clientes que comprarem no drive thru