Inspiração

Paulo Freire vai se tornar patrono da educação em Pernambuco

por: Redação Hypeness

Desde 2012, Paulo Freire é considerado patrono da educação brasileira. Neste ano, ele foi tema de enredo campeão do Carnaval de São Paulo. E agora, caminha para ser, também, patrono da educação pernambucana graças ao projeto de lei (PL) que o concede o título na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), seu estado natal.

Nesta terça-feira (3), a redação final do texto de autoria do deputado estadual Paulo Dutra (PSB), foi aprovado pela Casa – último trâmite no Legislativo. A partir desta quarta-feira (4), o governador Paulo Câmara (PSB) terá até 15 dias para sancioná-la.

– Paulo Freire: 17 livros em PDF para baixar e entender a importância do educador

O objetivo da nomeação póstuma do educador é o reconhecimento de seu trabalho, desenvolvido no estado, no país, e internacionalmente. De acordo com o parlamentar, o método freiriano vem sendo aplicado nas escolas estaduais integrais.

Paulo Freire possui uma imensidão de contribuições para educação

De acordo com Dutra, o estabelecimento de métodos de Freire na educação estadual de Pernambuco provocou uma mudança positiva nos dos resultados do estado nos índices nacionais. De acordo com pesquisa do IBGE, a taxa de abandono dos estudantes do ensino médio caiu de 22 em 2007 para 1,6 em 2016 – última da série histórica.

– Por que Paulo Freire não é um energúmeno e sim um dos principais nomes da educação brasileira

Freire é constantemente criticado pelos partidos e políticos de direita que governam o país, incluindo o presidente do Brasil – Jair Bolsonaro (sem partido), que o chamou de energúmeno. O insulto foi proferido quando o Bolsonaro declarou que não pretende renovar o contrato do Ministério da Educação com a TV Escola, que para ele, possui uma programação totalmente de esquerda e ‘deseduca’ o público.

A verdade é que Bolsonaro não poderia estar mais errado sobre Freire. O educador foi o mais célebre educador brasileiro e autor da ‘Pedagogia do Oprimido’. É o terceiro pensador mais citado em trabalhos acadêmicos pelo mundo.

– Paulo Freire é terceiro teórico mais citado em trabalhos acadêmicos no mundo

Na década de 1960, Paulo Freire desenvolveu uma metodologia de educação que recebeu o nome de ‘Método Paulo Freire’, que consiste em alfabetizar adultos a partir da repetição de palavras, aproveitando o próprio vocabulário dos alunos. Através desta metodologia, ele alfabetiou 300 cortadores de cana-de-açúcar em apenas 45 dias, na cidade de Angicos – Rio Grande do Norte.

Respeitado no mundo inteiro, o pernambucano foi homenageado por pelo menos 35 universidades brasileiras e estrangeiras, sendo que mais de 350 escolas ao redor do mundo levam seu nome. A sua ideologia, defendia que o objetivo da escola era ensinar o aluno a ‘ler o mundo‘ – ou seja, plantar a semente da consciência nos estudantes, e não apenas os obrigar a decorar livros e teorias.

Publicidade

Foto: Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Casal descobre enfrenta junto o câncer em Ribeirão: ‘câncer fala mais de vida que de morte’