Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Desde 2012, Paulo Freire é considerado patrono da educação brasileira. Neste ano, ele foi tema de enredo campeão do Carnaval de São Paulo. E agora, caminha para ser, também, patrono da educação pernambucana graças ao projeto de lei (PL) que o concede o título na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), seu estado natal.
Nesta terça-feira (3), a redação final do texto de autoria do deputado estadual Paulo Dutra (PSB), foi aprovado pela Casa – último trâmite no Legislativo. A partir desta quarta-feira (4), o governador Paulo Câmara (PSB) terá até 15 dias para sancioná-la.
– Paulo Freire: 17 livros em PDF para baixar e entender a importância do educador
O objetivo da nomeação póstuma do educador é o reconhecimento de seu trabalho, desenvolvido no estado, no país, e internacionalmente. De acordo com o parlamentar, o método freiriano vem sendo aplicado nas escolas estaduais integrais.
Paulo Freire possui uma imensidão de contribuições para educação
De acordo com Dutra, o estabelecimento de métodos de Freire na educação estadual de Pernambuco provocou uma mudança positiva nos dos resultados do estado nos índices nacionais. De acordo com pesquisa do IBGE, a taxa de abandono dos estudantes do ensino médio caiu de 22 em 2007 para 1,6 em 2016 – última da série histórica.
– Por que Paulo Freire não é um energúmeno e sim um dos principais nomes da educação brasileira
Freire é constantemente criticado pelos partidos e políticos de direita que governam o país, incluindo o presidente do Brasil – Jair Bolsonaro (sem partido), que o chamou de energúmeno. O insulto foi proferido quando o Bolsonaro declarou que não pretende renovar o contrato do Ministério da Educação com a TV Escola, que para ele, possui uma programação totalmente de esquerda e ‘deseduca’ o público.
A verdade é que Bolsonaro não poderia estar mais errado sobre Freire. O educador foi o mais célebre educador brasileiro e autor da ‘Pedagogia do Oprimido’. É o terceiro pensador mais citado em trabalhos acadêmicos pelo mundo.
– Paulo Freire é terceiro teórico mais citado em trabalhos acadêmicos no mundo
Na década de 1960, Paulo Freire desenvolveu uma metodologia de educação que recebeu o nome de ‘Método Paulo Freire’, que consiste em alfabetizar adultos a partir da repetição de palavras, aproveitando o próprio vocabulário dos alunos. Através desta metodologia, ele alfabetiou 300 cortadores de cana-de-açúcar em apenas 45 dias, na cidade de Angicos – Rio Grande do Norte.
Respeitado no mundo inteiro, o pernambucano foi homenageado por pelo menos 35 universidades brasileiras e estrangeiras, sendo que mais de 350 escolas ao redor do mundo levam seu nome. A sua ideologia, defendia que o objetivo da escola era ensinar o aluno a ‘ler o mundo‘ – ou seja, plantar a semente da consciência nos estudantes, e não apenas os obrigar a decorar livros e teorias.
Publicidade
Uma das figuras mais queridas da música brasileira, o cantor e comunicador Kid Vinil faleceu na última sexta-feira....
Na busca por cachorros resgatados para serem adotados, muitas vezes a grafia do nome de certas raças não ajudam ao...
As redes sociais têm sido grandes aliadas de várias causas, entre elas, a das mulheres. Expondo inúmeros casos,...
Enzo Ricardo Alves dos Santos Brito tem apenas seis anos, mas já enfrentou desafios que deixariam muita gente grande...
Pessoas que nasceram com a visão perfeita e, por algum problema de saúde, tornaram-se deficientes visuais, preservam...
Preconceito e homofobia foram temas do discurso inspirador de João Luiz Pedrosa, que participou do “Big Brother...
Quando uma foto de seu filho foi usada por um perfil de trolls no Twitter para sinalizar que o bebê era "branco...
A história de vida de Marcos Luis Xavier é bastante similar a de muitos brasileiros: de origem pobre, nascido e...
Uma das terapias mais antigas do mundo é a pintura. Entre muitas técnicas existentes, crianças, adultos e idosos...