Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Contrariando todas as expectativas, Matthew Whiataker nasceu cego e tinha apenas 50% de chance de sobreviver. Até os dois anos de idade, ele passou por 11 cirurgias, mas durante a luta constante pela vida, ele foi desenvolvendo um talento inegável com o piano. Sem nunca ter estudado música, sua primeira composição foi feita quando ele tinha 3 anos e, hoje, sua habilidade acabou tornando-se tema de estudo de um neurologista fascinado pelo cérebro do jovem, que hoje tem 18 anos.
Nascido em Hackensack, em Nova Jersey – EUA, Matthew é capaz de tocar qualquer música sem partitura, apenas depois de ouví-la uma vez. Ele foi o aluno mais jovem a entrar na Escola de Música Filomen M. D’Agostino Greenberg de Nova York, para Deficientes Visuais, quando tinha apenas 5 anos de idade.
Com menos de duas décadas de vida, o pianista já fez turnês pelo mundo em locais de prestígio, desde o Carnegie Hall até o Kennedy Center, e ganhou vários prêmios de música. Não é à toa que sua maestria, somada à raríssima capacidade de seu cérebro, chamou a atenção de um médico neurologista. Charles Limb ficou fascinado com o que poderia estar acontecendo dentro do cérebro de Whitaker, pedindo permissão à família do rapaz para estudá-lo.
Foi assim que ele passou por 2 exames de ressonância magnética – primeiro ao ser exposto a diferentes estímulos, incluindo música, e depois enquanto tocava em um teclado. O resultado mostra que seu cérebro reajustou seu próprio córtex visual sem uso para construir outras vias neurológicas. “Parece que seu cérebro está pegando aquela parte do tecido que não está sendo estimulado pela visão e usando-a … para perceber a música”, explicou o médico em entrevista à CBS News.
Emocionado ao compreender o próprio cérebro quando Limb lhe apresentou o resultado da ressonância, o jovem pianista pôde finalmente saber como seu cérebro iluminava ao tocar piano, resultado de um amor que nem ele consegue explicar. “Eu amo música”.
Publicidade
Pesquisadores da University of South Wales, no Reino Unido, descobriram uma maneira não invasiva de proteger bovinos...
Um esqueleto da Idade Média descoberto próximo à catedral de Milão traz as marcas de uma das mais cruéis formas de...
Não é por acaso que o imaginário sobre os buracos negros espalhados pela imensidão do espaço nos remete à...
Muitas oportunidades de emprego dos sonhos já foram reportadas aqui no Hypeness – e aqui vai é mais uma delas:...
A NASA tornou toda sua biblioteca pública e gratuita. Com isso, cerca de 140 mil fotos e outros documentos poderão...
Um jovem de 22 anos passou por uma cirurgia histórica. O 1º transplante de mãos e rosto do mundo aconteceu com Joe...
Quem não nasceu ontem por aqui sabe que o Brasil ama odiar seus mais importantes filhos da pátria. São diversos...
Toda tendência sempre oferece uma contramão e, da mesma forma, toda ideia merece ser questionada. Isso, porém, não...
O planeta vermelho “em carne e osso”. A Nasa divulgou as primeiras imagens em HD e o som de Marte. Os registros...