Viagem

Pirâmide mais antiga do Egito abre pela primeira vez em 90 anos para visitação

por: Redação Hypeness

Fechada para visitação na década de 1930 devido a graves problemas estruturais, a pirâmide de Djozer, a mais antiga do Egito está novamente aberta para visitação depois de 90 anos. Localizada ao sul da capital – Cairo, a pirâmide possui 4700 anos e fica no emblemático deserto do Saara. Foi graças ao trabalho do engenheiro inglês Peter James que um dos maiores símbolos da civilização egípcia voltou a fazer parte da rota turística do país.

restauração pirâmide egito 1

O local foi fechado devido a problemas estruturais, que posteriormente foram agravados em um terremoto em 1992. Arqueólogos constataram que ela foi um pedido especial do faraó Djoser e é a maior já encontrada até hoje.

restauração pirâmide egito 2

As obras de restauro começaram em 2011, quando a equipe responsável passou a restaurar as estruturas das catacumbas, a parte mais comprometida. Durante cerimônia de abertura, no último dia 5 de março, Peter James falou sobre a complexidade de uma obra deste porte: “Realmente foi muito, muito, muito difícil. Nós reconhecemos a importância dessas estruturas para a cultura e esperamos continuar desenvolvendo estruturas e projetos para preservá-las”.

Restauro tecnológico

Métodos como utilização de airbags nas paredes, fortalecimentos nas estruturas e acolchoamentos que permitem resistir a impactos e até outro terremoto, são apenas alguns exemplos que mostram o nível de dificuldade da renovação da pirâmide.

restauração pirâmide egito 3

O processo custou mais de 6,66 milhões de libras, o equivalente a mais de R$ 30 milhões. “Nós trabalhamos duro para construir um novo Egito e a restauração de nossa história é uma prioridade”, afirmou o primeiro ministro Mostafa Madbouli no evento de reabertura da pirâmide.

Publicidade

Foto 1: Mohamed Abd El Ghany/Reuters

Fotos 2 e 3: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Coronavírus: viajar de avião numa redoma de vidro pode ser rotina pós-pandemia