Criatividade

Por décadas, cartógrafos esconderam ilustrações nos mapas oficiais da Suíça

por: Redação Hypeness

Cartógrafos da Swisstopo foram capazes de esconder ilustrações nos mapas oficiais da Suíça durante décadas. Aconselhados a apenas “reconstituir a realidade”, eles ocultavam desenhos em meio às linhas cartográficas.

O delito poderia render a demissão, mas é também um pequeno respiro poético em meio a um processo tão meticuloso quanto a criação de mapas. E, de acordo com o Eye on Design, há outro motivo para esconder estes desenhos: evitar cópias.

Como o objetivo de um mapa é retratar a realidade, isso significa que, se dois cartógrafos fizerem seu trabalho direitinho, ambos sairão iguais.

Sabendo disso, é comum que ocorram cópias, o que faz com que muitos destes profissionais criem pequenas marcas em seus trabalhos (como um desenho ou uma minúscula rua fictícia).

Uma das imagens encontrada nos mapas da Suíça retratava o corpo de uma mulher oculto em meio às ruas da cidade de Egg (foto acima), na Suécia.

A transgressão só foi descoberta após 60 anos.

A ilustração mais recente, uma marmota, foi descoberta em 2016 e deve ser apagada dos próximos mapas oficiais da Suíça. Além destas, há outras que já foram encontradas (e devidamente apagadas) pela Swisstopo: uma aranha, um peixe, um monge…

E, esperamos, ainda existirão muitos respiros poéticos entre as avenidas grafadas nos papéis.

Veja mais desenhos ocultos nos mapas

Publicidade

Fotos: Swisstopo via Eyes on Desigm


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Escrever com o corpo: quando foi a última vez que você fez algo pela primeira vez?