Ciência

Por que cientistas estão de olho no DMT, o alucinógeno mais potente conhecido pela ciência

por: Gabriela Glette

Substâncias alucinógenas foram condenadas durante décadas, mas hoje a ciência está começando a desmistificá-las. O motivo? Não somente buscar um tratamento alternativo à depressão, doença considerada pela OMS – Organização Mundial da Saúde, como a mais incapacitante do século, como novas formas de vida, por mais estranha que esta ideia possa parecer.

teoria do dmt 1

Dr. Andrew Gallimore – neurobiologista da computação, farmacologista, químico e escritor que se interessa pela base neural da ação de drogas psicodélicas há muitos anos, vai longe ao considerar que o DMT pode ser a resposta para tudo. Para ele, a substância que é considerada hoje o alucinógeno mais potente conhecido pela ciência, pode ser o próprio futuro da humanidade, caso um dia a Terra não seja mais um planeta habitável.

teoria do dmt 2

De efeito similar ao do Ayahuasca – chá produzido a partir da combinação de várias plantas, para ele, a grande vantagem no DMT é que ele pode ser controlado mais facilmente. Mas não só isto. Segundo o cientista: “O pico médio da concentração sanguínea de DMT após o consumo do ayahuasca é de cerca de 15-18 ml, enquanto o DMT intravenoso é superior a 100 ml. Portanto, o ayahuasca não é um substituto adequado.”

Por que o interesse no DMT?

Para Gallimore, o uso do DMT intravenoso controlado pode nos dar inúmeras pistas sobre o funcionamento do cérebro humano. No melhor estilo Matrix, o cientista acredita, ou melhor, gostaria que no futuro, as pessoas passassem dias e até mesmo meses sob o efeito do alucinógeno, para que pudessem viver em uma outra realidade. Eu realmente imagino um momento em que você se deitará em algum tipo de cápsula, e entrará no seu tempo de jornada e partirá para o universo ao lado”.

teoria do dmt 3

Para ele, esta tecnologia que ele vem estudando há anos é o equivalente ao desenvolvimento de foguetes para levar os astronautas a explorar o espaço sideral – mas, neste caso, levaria os psiconautas ao espaço interior (ou onde quer que o reino do DMT reside). “A Terra é o berço da humanidade, mas o homem não pode permanecer no berço para sempre”. Assista o filme abaixo para compreender melhor esta teoria:

Publicidade

Foto 1: reprodução

Fotos 2 e 3: Unsplash


Gabriela Glette
Uma jornalista e produtora de conteúdo que mora na França. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias. Gabriela também é fundadora do site Quokka Mag, onde fala apenas sobre coisas boas!


X
Próxima notícia Hypeness:
Raio atinge jovem que usava celular no banheiro: ‘Meu corpo paralisou’