Ciência

Primeiro paciente do Brasil com novo coronavírus está curado

por: Yuri Ferreira

O primeiro paciente do Brasil que foi diagnosticado com Coronavírus está curado. A informação foi dada pelo secretário de saúde Luiz Henrique German e pelo Governador João Dória ao jornalista Pedro Campos, da BAND. O homem de meia idade, que teve o caso confirmado no dia 24 de fevereiro de 2020, voltou de uma viagem ao Norte da Itália, onde contraiu o vírus.

Desde então, o Brasil confirmou quase 100 casos da doença. Segundo o Ministério da Saúde, são 98 pessoas infectadas com Covid-19 em 13 estados e em todas as regiões, exceto na região Norte. A tendência é que na próxima semana os números continuem crescendo.

– Coronavírus prova porque o SUS e a pesquisa universitária realmente importam

Luiz Henrique Mandetta (Ministro da Saúde) ao lado de João Dória comentaram a situação do coronavírus em coletiva ontem

Situação do coronavírus no Brasil

São Paulo possui o maior número de casos confirmados: 56. Além disso, 1485 pessoas estão, ao redor do país inteiro, com suspeita da doença e aguardam o resultado. Rio de Janeiro e a capital paulista são os primeiros locais onde contaminações internas, ou seja, entre moradores da cidade.

– ‘Infodemia’ e Covid-19: fluxo de informações e saúde mental em tempos de pandemia

Segunda especialistas, ainda não se sabe se é possível se contaminar duas vezes pelo vírus. “Não estou dizendo que a reinfecção não possa ocorrer, nem que nunca ocorrerá, mas nesse curto espaço de tempo é improvável”, afirmou Florian Krammer, virologista da Escola de Medicina de Ichan no Monte Sinai, ao jornal The New York Times.

– Coronavírus: em meio ao caos, temos boas notícias para você não surtar

O crescimento dos casos não é motivo para pânico: é importante evitar grandes aglomerações, lavar bem as mãos por mais de 20 segundos e higienizar seu celular. Só utilize máscaras cirúrgicas caso esteja resfriado. Só vá ao Posto de Saúde caso os sintomas estejam muito fortes e duradouros. Se achar que está doente, não saia de casa. Não estoque comida.

Publicidade

Fotos: © Getty Images


Yuri Ferreira
Jornalista formado na Escola de Jornalismo da Énois. Já publicou em veículos como The Guardian, UOL, The Intercept, VICE, Carta e hoje escreve aqui no Hypeness. No twitter, @porfavorparem.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Coronavírus: simulador ajuda a entender progressão da pandemia no Brasil