Futuro

Projeto organiza grupos para incentivar crianças a irem a pé para a escola

por: Gabriela Glette

Grande parte das cidades brasileiras foi feita para os carros. As consequências desta escolha são muitas e vão desde o trânsito e o aumento da violência, até implicações diretas em nossa saúde. No Brasil, 12% das crianças entre 5 e 9 anos são obesas. Claro que não podemos culpar apenas os automóveis, porque a doença também é reflexo da má alimentação, mas hoje o projeto Carona a Pé está reunindo grupos de crianças para irem a pé à escola e uma das motivações é promover a saúde. Unindo mobilidade urbana e a consciência da importância do exercício físico, hoje a iniciativa acontece nas cidades de Belo Horizonte e São Paulo.

carona-a-pé 1

Se na geração dos nossos pais era comum ir a pé para a escola, com o crescimento urbano desordenado, a falta de segurança nos assusta. No entanto, precisamos nos esforçar para pensar em cidades mais acolhedoras para as crianças, que precisam deste contato com a comunidade e com o próprio lugar que vivem. A vida não diz respeito apenas à tela do computador ou à televisão e o sedentarismo infantil é o resultado desta inversão de valores.

carona-a-pé 2

Foi pensando em construir uma nova relação com a cidade que surgiu este projeto inovador, feito a princípio com algumas escolas particulares. Inspirado em programas similares de mobilidade a pé, o Carona a Pé está mudando a realidade de famílias inteiras.

carona-a-pé 3

O percurso de ida e/ou volta da escola é feito sempre em pequenos grupos, em um horário pré-estabelecido seguindo uma rota determinada. Pode parecer pouco, mas nesse percurso as crianças convivem com seus colegas, criam laços com a comunidade do entorno e se conectam com a paisagem urbana. As vantagens são muitas. Além de promover a saúde e a socialização, iniciativas como essa contribuem para a diminuição do trânsito e ajudam o meio ambiente. Para participar, basta acessar a página do projeto. Menos carros e mais pernas!

Publicidade

Fotos: divulgação


Gabriela Glette
Uma jornalista que ama poesia e mora na França, onde faz mestrado em comunicação. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Nova Zelândia: parlamento aprova descriminalização do aborto