Design

Série limitada de robôs vietnamitas presta homenagem aos desenhos esquecidos das janelas de Saigon

por: Gabriela Glette

Se você é uma daquelas pessoas que costuma enxergar ‘carinhas’ em tudo, saiba que o estúdio de arte conceitual baseado em Saigon – Vietnã, Design by Reborn, lançou uma série limitada de 22 robôs colecionáveis. ‘A ascensão dos robôs vietnamitas’ é uma iniciativa que busca resgatar uma forma de arte em extinção, a das tradicionais grades de janela vietnamitas. Hoje vítimas da modernização, encontrar uma janela vintage na capital é quase impossível. Para matar a saudade, elas foram transformadas nestes incríveis robôs.

robôs vietnamitas 1

Feitos à mão através de uma combinação de blocos de madeira lacados e estampados, os robôs exibem cores e formas divertidas e podem ser montados com facilidade por qualquer pessoa. Uma maneira de dar vida às idéias, objetos, histórias e arquitetura que foram esquecidos devido à globalização.

robôs vietnamitas 2

Já que as janelas de Saigon estão se tornando cada vez mais padronizadas, a série homenageia os padrões tradicionais como robôs futuristas e máquinas voadoras para ajudar a atrair as gerações mais jovens. Além de documentar meticulosamente uma grande variedade de janelas, estes padrões foram convertidos em ilustrações digitais, para que finalmente pudessem ser transformados em robôs.

robôs vietnamitas 3

Cada brinquedo vem com um diagrama de montagem interativo que aborda a localização exata da janela em que foi inspirado. Uma maneira de fazer o consumidor viajar para um Vietnã que já não existe mais. Já disponíveis sob encomenda no site Design by Reborn, os preços variam de U$ 150 a U$ 1.800 – dependendo do tamanho e da complexidade da arte.

padrões tradicionais das grades de janelas de Saigon

Publicidade

Fotos: design by reborn


Gabriela Glette
Uma jornalista e produtora de conteúdo que mora na França. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias. Gabriela também é fundadora do site Quokka Mag, onde fala apenas sobre coisas boas!

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
O mundo paralelo criado pelo artista 3D Paul Milinski é um refúgio de serenidade