O Smithsonian acaba de lançar uma plataforma que reúne 2,8 milhões de imagens em duas e três dimensões disponibilizadas em domínio público. Os conteúdos incluem materiais dos museus, centros de pesquisa, bibliotecas, arquivos e do Zoológico Nacional que levam o nome da instituição, nos Estados Unidos.
As imagens podem ser encontradas na plataforma Smithsonian Open Acess. Uma vez no site, os usuários poderão fazer o download dos conteúdos e usá-los gratuitamente para qualquer fim.
Trabalho de Amy Karle
De acordo com a Smithsonian Magazine, os curiosos podem esperar por ainda mais conteúdos. Cerca de 200 mil novas imagens devem ser adicionadas ao catálogo até o final de 2020 e muitas outras devem compor o acervo à medida que os 155 milhões de itens da instituição forem digitalizados.
Até recentemente, o Smithsonian ainda mantinha os direitos de versões digitais de alta qualidade de suas obras de arte, liberando-as somente mediante solicitação para fins pessoais ou educacionais e proibindo a sua comercialização.
Para mostrar o potencial da liberação das imagens, a instituição convidou artistas, educadores e pesquisadores a vasculhar (e criar algo com) seus arquivos. Alguns destes trabalhos, usados para ilustrar esta página, foram expostos durante o evento de lançamento da plataforma, realizado no dia 25 de fevereiro.
Publicidade
Imagem em destaque: Jon Scieszka and Steven Weinberg
Criadora do Quase Nômade, contadora de histórias, minimalista e confusa por natureza, com os dois pés (e um pet) no mundo. Chega mais perto no Instagram.
Branded Channel Hypeness
Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.