Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
A ponte aérea Rio-SP pode estar com os dias contados. O responsável por isso é o Hyperloop, tecnologia criada por Elon Musk que deve chegar ao Brasil em 2025.
O meio de transporte inovador funciona como uma espécie de trem flutuante ultrarrápido. Se implementada em terras tupiniquins, a viagem entre São Paulo e o Rio de Janeiro deveria durar apenas 25 minutos. Hoje, o mesmo trajeto leva cerca de 50 minutos de avião ou pelo menos cinco horas de carro.
A tecnologia está em fase de implementação em outros países. Segundo Dirk Ahlborn, fundador e chairman da Hyperloop TT, uma das empresas responsáveis pelo projeto, a novidade pode chegar ao Brasil nos próximos cinco anos. Citado pela revista Exame, ele diz que o país deve entrar na segunda leva de investimentos para a iniciativa.
Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, será a primeira cidade a receber as obras do Hyperloop TT. O empreendimento começará a ser construído ainda este ano.
No Brasil, a ideia ainda aguarda financiamento, que, de acordo com a reportagem, deve vir de empresas privadas. A legislação também é um impasse, visto que até o momento não existe regulamentação específica para este tipo de transporte. Para alterar isso, já foram iniciadas negociações com o governo federal.
Caso saia do papel, é provável que rotas menores, como o trajeto São Paulo – Campinas, sejam as primeiras a entrar em funcionameto. A estimativa é de que uma viagem entre as duas cidades usando o sistema leve cerca de 6 minutos.
Similar a um trem ultrarrápido, o Hyperloop não usa trilhos. Todo o transporte é feito por cápsulas que flutuam em alta velocidade dentro de um tubo de baixa pressão atmosférica. O ambiente reproduz condições similares às encontradas por aviões na altitude, podendo chegar a uma velocidade de 1.000 km/h.
A tecnologia foi criada por Elon Musk, fundador da fabricante de carros elétricos Tesla e inovador em série. Em 2013, o empresário abriu a propriedade intelectual do sistema.
Desde então, ela já foi adotada, gerando duas empresas distintas: a Hyperloop One (parte da Virgin) e a Hyperloop TT, que deve ser a primeira a trazer a tecnologia ao Brasil.
Até o momento, nenhuma das companhias implementou um sistema operativo do Hyperloop. A India deve ser a primeira região a receber as obras da empresa criada pela Virgin, em um trajeto unindo Pune a Mumbai em 35 minutos.
O vídeo abaixo (em inglês) detalha o funcionamento da tecnologia:
Leia também: Elon Musk tem um plano para você atravessar o planeta em até 40 minutos
Publicidade
O escritório italiana Stefano Boeri Architetti está projetando um prédio em Paris chamado Forêt Blanche ("Floresta...
A tecnologia tem sido cada vez mais usada como ferramenta da capacidade humana de criar. São infinitas as...
É impossível ter certeza sobre qual será o futuro de nosso planetinha azul, mas uma coisa é certa: ele irá mudar...
A preservação das matas é urgente para o futuro do planeta, e ninguém melhor que os povos da própria floresta para...
A controladora de tráfego Cristina Corbucci fez história em Roma na semana passada ao se tornar a primeira mulher a...
Em dezembro de 2004, um terremoto de 9,1 graus na escala Richter seguido de um tsunami com ondas de até 20 metros de...
O reposicionamento da maconha em todo o mundo, especialmente a partir de seus benefícios médicos e usos...
Além de ser uma ótima notícia para o planeta, aparentemente o crescimento do veganismo pode ser também um bom...
O eclipse deste domingo (5) terá início às 00h07 (noite de sábado para domingo) e atinge o máximo 01h30. O evento...