Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Quando pensamos na corrida espacial que marcou as décadas de 1950 e 1960, automaticamente lembramos dos Estados Unidos e União Soviética. Resultado do eurocentrismo e do alto poder internacional da terra do Tio Sam, pouca gente sabe que a Zâmbia, na África, também teve um Programa Espacial, curiosamente fundado e administrado por apenas um homem.
O visionário Edward Mukuka Nkoloso era professor de ciências de escola primária e diretor da Academia Nacional de Ciências, Pesquisa Espacial e Filosofia da Zâmbia e tinha apenas um sonho: derrotar os EUA e a União Soviética e ser o primeiro a chegar à Lua.
Lançado poucos meses depois que a Zâmbia tornou-se independente do Reino Unido, o programa não deu certo por um simples problema: falta de recursos. Em entrevista para o New Yorker, o primeiro presidente do país – Kenneth David Kaunda, foi enfático e chegou a afirmar que os “neocolonialistas imperialistas” estavam realmente assustados com o conhecimento espacial do país africano.
Nascido em 1919 na Rodésia do Norte, Nkoloso foi convocado pelos britânicos para a Segunda Guerra Mundial e começou a desenvolver um profundo interesse em ciência durante seu serviço. Anos depois, quando voltou para casa decidiu fundar ilegalmente sua própria escola.
Apesar de não ter dado frutos, o programa proposto por Nkoloso hoje ele é apontado como um grande afrofuturista, visionário e é objeto central de diversos documentários, como este que você pode assistir abaixo:
Publicidade
Estamos sempre tão acostumados com a forma tradicional de comprarmos roupas, que a KiloShop - uma loja francesa - nos...
A ideia de um mundo sem música é, para a maioria de nós, a definição de um pesadelo – que, para pessoas com...
Os fãs de Harry Potter estão prestes a realizar um grande sonho. Agora já é possível estudar em Hogwarts como o...
A designer de moda Phoebe Heess arrumou uma solução para quem quer preservar sua privacidade e evitar métodos...
As definições de empregos “dos sonhos” podem se dar por motivos diversos: seja pela delícia de ser paga para...
Se acha que a cidade de São Paulo está ficando cara demais pro seu bolso mas não quer abdicar de um bom programa,...
O carro fica cerca de 22 horas por dia parado na garagem e é utilizado basicamente para ir e vir do trabalho. O...
Chega de perder o controle remoto da TV, do som ou do DVD. Essa nova tecnologia promete colocar o dispositivo na palma...
Se vencer a desigualdade racial é uma luta árdua e permanente, é fundamental que se criem locais em que tal...