Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
A meditação não é apenas uma excelente maneira de cuidar da saúde mental, como pode ser uma grande aliada no processo de aprendizado. Não foram poucos os estudos que conseguiram mostrar que, quando o cérebro entra em estado meditativo, as pessoas têm uma redução significativa do estresse e ansiedade, além de expandir a criatividade. A consequência é o melhor aproveitamento dos estudos. Foi para oferecer mais qualidade de vida aos seus alunos, que a Maharishi International University (MIU) passou a incluir aulas de meditação em toda a grade curricular.
Hoje referência mundial, a universidade americana desenvolveu toda sua metodologia de ensino com uma abordagem holística, que valoriza o curso de Meditação Transcendental tanto quanto qualquer outro. No entanto, a prática existe desde 1973, quando pouca gente falava sobre saúde mental. Segundo o diretor – Gregory Guthrie: “Todos os nossos alunos e professores praticam a técnica por 20 minutos, duas vezes ao dia. Acreditamos que a melhor formação a oferecer é desenvolver simultaneamente, além das habilidades técnicas, o corpo, a mente, o coração e a consciência.”
A iniciativa surgiu após inúmeros estudos científicos conduzidos em mais de 250 universidades e instituições de pesquisa de 33 diferentes países. A conta é simples: o aluno com cérebro mais focado e sem o estresse típico da vida acadêmica tem sua performance nos estudos e vida profissional potencializada.
O resultado é que a MIU vem formando profissionais com performances acima da média, que costumam trabalhar em empresas como Microsoft, Apple, Google e Amazon. A universidade costuma receber alunos do mundo inteiro, inclusive brasileiros. Para Daniel Guimarães, que cursa Mestrado em Ciência da Computação com sua esposa, Anne Guimarães : “A meditação nos ajuda bastante a manter a concentração nos estudos e na vida, além de lidar com momentos de stress com mais leveza.”
O catarinense Thiago Abreu da Silva, de Florianópolis, também estuda na universidade e reconhece a diferença que a aula de meditação faz em sua vida acadêmica: “Me faz sentir mais energético quando estou cansado, após muitas horas de estudo ou trabalho.”
A meditação está se popularizando cada vez mais no ocidente, onde já atende pelo nome de mindfulness. No metrô, andando na rua ou sozinho em casa, a prática de esvaziar os pensamentos e se concentrar na respiração já mostrou ser um eficaz caminho contra a vida estressante que levamos hoje. Já meditou hoje?
Publicidade
Depois de ganhar um concurso e rapidamente alcançar o estrelato na China, um grupo musical está chamando a atenção...
Já imaginou se, pela manhã, o pão que você adora simplesmente se materializasse no prato? Ainda não chegamos na...
Durante a invasão no complexo do alemão, muita gente ouviu falar do jornal/twitter @vozdacomunidade, que dava...
Até 2030, o mundo será habitado por nada menos que 8 bilhões de pessoas. O problema é que dois terços delas...
No papel, a jornada de trabalho do Japão é de 4o horas semanais - menor do que a brasileira. Porém, as...
Gosta de curtir a natureza, desligar-se um pouco da vida e aproveitar as coisas simples? Pois é, seu amigão também....
Com o objetivo de conscientizar para o desperdício dos alimentos que, só no Brasil, passa das 40 mil toneladas ao...
Todo criativo já teve uma ideia que não saiu do papel por causa de um incentivo ou investimento. É pensando nisso...
A marca Naked and Famous Denim levou a originalidade ao extremo e criou umas calças com vida própria: são jeans...