Sustentabilidade

Urina de foliões vai virar adubo em BH depois do Carnaval

por: Gabriela Glette

O Carnaval brasileiro é a maior festa popular do mundo, movimentando milhões de reais e de pessoas que atravessam o mundo para mergulhar em uma semana intensa de programações culturais e festas. No entanto, manter a limpeza das ruas e garantir um evento sustentável não é nada simples. Saindo na frente, a cidade de Belo Horizonte está dando um ótimo exemplo ao transformar a urina dos foliões em adubo pelo terceiro ano consecutivo.

carnaval bh adubo 1

Através de um processo que transforma o fósforo presente na urina em adubo, a expectativa deste ano é produzir 50 kg de fertilizantes. Desenvolvida pelo Departamento de Química da UFMG, a tecnologia é o resultado de uma parceria entre o projeto P4Tree e a Prefeitura de Belo Horizonte.

carnaval bh adubo 2

Durante os dias de festa foram espalhados 50 cabines de banheiros químicos da P4Tree – devidamente sinalizados, com uma equipe que orientava os usuários. Espalhados em pontos estratégicos da capital mineira, os foliões também ganharam sementes de flores e plantas. Todas as iniciativas fazem parte do programa fuTURISMO – Programa de Pesquisa e Inovação Turística da Belotur, feito em parceria com a Brandt Meio Ambiente.

carnaval bh adubo 3

Como funciona

O que parece um banheiro químico comum, é o resultado de uma parceria que pode transformar o futuro das festas urbanas. Sachês de 200g do material P4Tree foram deixados nos banheiros químicos para entrar em contato com o xixi, em seguida, coletores separaram o fósforo do restante dos elementos presentes no reservatório, que depois foram transformados em adubo.

Publicidade

Fotos 1 e 2: divulgação

Foto 3: Unsplash


Gabriela Glette
Uma jornalista e produtora de conteúdo que mora na França. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias. Gabriela também é fundadora do site Quokka Mag, onde fala apenas sobre coisas boas!

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
O dia em que Joaquin Phoenix salvou uma vaca do abate e faz amizade com dono do matadouro