Tecnologia

USP desenvolve aparelho capaz de reduzir drasticamente a dor da fibromialgia

05 • 03 • 2020 às 20:52 Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

A fibromialgia é uma síndrome que acomete 2% a 4% da população mundial, afetando até 9 vezes mais às mulheres, e provocando dores em diversos pontos do corpo de forma simétrica, sensibilidade nas articulações e músculos, e ainda pode provocar fadiga, ansiedade e até mesmo depressão. As causas da síndrome ainda não foram efetivamente esclarecidas pela medicina, mas um novo tratamento parece ao menos trazer solução para os que sofrem: um grupo de pesquisadores desenvolveu um aparelho capaz de zerar as dores em 90% dos casos em que foi testado.

Ligados ao Grupo de Óptica do Instituto de Física de São Carlos, da USP (IFSC/USP), os pesquisadores desenvolveram um equipamento intitulado Foto Sônico, capaz de realizar uma aplicação conjugada de ultrassom e laser terapêutico de baixa intensidade, potencializando a ação anti-inflamatória dos dois métodos. A aplicação acontece na palma da mão em tecnologia inédita, em sessões de 3 minutos em cada palma, duas vezes por semana. É determinante que o tratamento, que dura dez sessões, seja acompanhado de fisioterapia nos pontos de dor.

Vale lembrar que a novidade não é uma cura para a doença, mas uma maneira de amenizar as dores crônicas, melhorar a vida dos pacientes e evitar a ingestão excessiva de medicamentos. “Com o tratamento, há pessoas que ficaram períodos de 30 dias sem nenhuma dor e outras, até 3 meses”, diz Antonio Eduardo de Aquino Junior, líder da pesquisa. A estimativa é que o Foto Sônico chegue às clínicas médicas até o meio do ano – no momento, ele está disponível somente na Santa Casa da Misericordia de São Carlos e na Clínica Multifisio, também em São Carlos.

Publicidade

© fotos: divulgação


Canais Especiais Hypeness