Ciência

Vacina cubana contra coronavírus era fake news, mas parceria com a China pode ser esperança

por: Redação Hypeness

Ainda não existe uma vacina contra o novo coronavírus. Muita gente se empolgou e publicou nas redes sociais uma “notícia” de que Cuba já desenvolveu a imunização contra o vírus, mas a informação é falsa. 

Na verdade, o governo cubano firmou uma parceria com a China para tratar pacientes do covid-19 com o medicamento interferon alfa 2B. De acordo com o Granma, jornal oficial da ilha, o medicamento cubano, que é produzido desde 25 de janeiro na fábrica chinesa Chang-Heber, já conseguiu curar mais de 1.500 pacientes no país. 

– Naomi Campbell está pronta para enfrentar o coronavírus e todos os germes do mundo

Contudo, o mesmo remédio ainda não é utilizado para imunizar pessoas contra o vírus, que seria a função de uma vacina quem confirma é a Organização Mundial da Saúde (OMS), que confirmou ainda não existirem medicamentos ou terapias comprovadamente capazes de evitar a infecção pelo novo coronavírus

A entidade informou ainda que o vírus é tão novo e diferente que precisa de uma vacina própria. Ou seja: as já testadas imunizações contra pneumonia e gripe não oferecem proteção contra o SARS-Cov-2. Enquanto o interferon alfa 2B também é aplicado contra infecções virais como papilomatose respiratória, condiloma acumulado e hepatite tipos B e C, além de terapias contra vários tipos de câncer.

– Tom Hanks, infectado com coronavírus, passa serenidade necessária: ‘Um dia de cada vez, não?’

A OMS tem apoiado cientistas que estão pesquisando opções de vacina. No entanto, ainda não há previsão de quando elas podem ser liberadas para o público. 

De acordo com o Instituto Butantan, “o processo de pesquisa e desenvolvimento de uma nova vacina é constituído de diversas etapas, tratando-se, portanto, de um processo demorado, de alto investimento e associado a riscos elevados”. 

– Jornal inglês lista os melhores trechos de músicas de 20 segundos para ouvir lavando as mãos e evitar o Coronavírus

Até agora, a forma mais eficaz de se proteger continuam sendo medidas de higiene simples, como lavar as mãos com água e sabão ou álcool em gel. Todo cuidado é necessário, viu?

Publicidade

Foto: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Coronavírus aumentou casos de dentes quebrados e dentistas falam em estresse