Ciência

Velocidade com que germes se espalham pode ser vista em experimento de ex-engenheiro da NASA

por: Mari Dutra

Um vídeo criado pelo ex-engenheiro da NASA e Youtuber Mark Rober mostra a velocidade com que os germes se espalham. Como vírus são invisíveis a olho nu, ele exemplifica a propagação usando Glo Germ, um produto que brilha na luz negra e costuma ser usado para ensinar crianças sobre a importância de lavar as mãos.

Assim como os germes, o Glo Germ não pode ser visto na luz natural. Entretanto, ele brilha quando exposto à luz negra.

Mark aplicou a substância na mão da professora de uma classe com estudantes do terceiro ano. Conforme combinado previamente, ela cumprimentou apenas três alunos da turma com um aperto de mão, sem que eles soubessem o que estava acontecendo.

Experiência mostra como os germes se espalham

O objetivo do experimento era mostrar para as crianças o quão fácil seria contaminar-se com germes nas mesmas circunstâncias.

Para aumentar o impacto, um dos estudantes foi escolhido ao acaso para receber uma dose extra de Glo Germ nas mãos durante o intervalo das aulas.

Duas horas e uma lanterna de luz negra depois, era possível ver traços da substância em praticamente toda a sala e até mesmo nos rostos das crianças.

Em uma segunda experiência, Mark posicionou cinco estudantes em fila e aplicou Glo Germ apenas na mão do primeiro deles. O segundo passo foi pedir que as crianças cumprimentassem com um aperto de mão o colega ao seu lado.

Após fazer isso, todos registraram quantidades visíveis do produto nas mãos.

O experimento foi repetido com mais quatro crianças, começando os cumprimentos pelo aluno que estava em último na fila anterior. Surpreendentemente, a substância continuava se espalhando entre os colegas depois de oito apertos de mão.

A importância de lavar as mãos

A última defesa contra pegar um vírus é não tocar a sua cara“, diz o engenheiro em um trecho do vídeo. Entretanto, ele cita pesquisas que estimam que tocamos os nossos rostos cerca de 16 vezes por hora.

Graças a isso, lavar as mãos é a nossa maior proteção contra qualquer vírus, incluindo o COVID-19. Para acompanhar as experiências de Mark e entender de uma vez por todas a importância de lavar as mãos, não deixe de assistir ao vídeo abaixo.

A produção está em inglês, mas é possível adicionar legendas em português clicando em Detalhes > Legendas/CC > Traduzir automaticamente > Português.

Vem ver!

Leia também: Jornal inglês lista os melhores trechos de músicas de 20 segundos para ouvir lavando as mãos e evitar o Coronavírus

Publicidade

Todas as fotos: Mark Rober/Reprodução Youtube


Mari Dutra
Criadora do Quase Nômade, contadora de histórias, minimalista e confusa por natureza, com os dois pés (e um pet) no mundo. Chega mais perto no Instagram.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Cogumelos mágicos são usados como terapêuticos contra a ansiedade de pacientes em estado grave no Canadá