Inspiração

Vizinho do Bem: app cria rede colaborativa para ajudar idosos em quarentena

por: Yuri Ferreira

O coronavírus está mobilizando milhares de recursos de empresas privadas, autoridades públicas e organizações da sociedade civil. A necessidade de combater a pandemia para que possamos passar o momento de quarentena o mais rápido possível com o menor número de mortes nos uniu. Uma das empresas que resolveu fazer isso de maneira mais incisiva foi a Noknox, que criou o aplicativo Vizinho do Bem, uma rede colaborativa para ajudar pessoas que precisam de auxílio na pandemia, como idosos em quarentena.

– Idosa dá o exemplo, respeita quarentena e costura 1 mil máscaras para doação

A Noknox é uma start-up de gestão de condomínios, mas resolveu utilizar sua tecnologia para melhorar a vida de pessoas que moram umas perto das outras. Através do site do Vizinho do Bem, você consegue escolher se precisa de ajuda ou se quer ajudar e, através de um mapeamento de localização, a plataforma vai conectar as pessoas dispostas à auxiliar mais próximas dos necessitados.

Aplicativo vai conectar pessoas que precisam de ajuda e voluntários durante a crise de covid-19

“Uma das nossas reflexões foi que se a gente fizesse uma plataforma gratuita fora do Noknox a gente poderia alcançar mais pessoas e ajudar, por exemplo, um vizinho de uma casa do outro lado da rua, que não está no condomínio mas que também precisa de ajuda”, afirmou ao Estado Joaquim Venâncio, presidente executivo da Noknox.

– Coronavírus: italianos em quarentena cantam nas sacadas em momento de esperança

Centenas de empresas estão colaborando mundialmente para conter a pandemia de Covid-19. A Louis Vuitton e a Ambev está produzindo álcool em gel, a General Motors e a Embraer estão fabricando respiradores e operadoras de televisão liberaram os seus canais. Parece que a solidariedade tem aparecido durante um momento tão grave e singular de nossa história.

Até agora, mais de 4 mil pessoas se disponibilizaram para oferecer ajuda voluntária e mais de 100 pessoas já pediram ajuda por questões relacionadas à Covid-19.

– Coronavírus une Israel e Palestina em ações de solidariedade

“O Vizinho do Bem é uma plataforma criada emergencialmente para conectar pessoas que estejam dispostas a ajudar outras pessoas em situação de maior risco de exposição ao COVID-19. Seja, por exemplo, comprando produtos em supermercados e farmácias, ou apenas resolvendo coisas mais simples como levar o cachorro para passear. O uso da plataforma é gratuito, espalhe essa ideia e ajude um vizinho que precisa, a enfrentar esse momento difícil. Juntos somos mais fortes!”, afirma a empresa em seu site.

 

Publicidade

Fotos: Reprodução/Instagram


Yuri Ferreira
Jornalista formado na Escola de Jornalismo da Énois. Já publicou em veículos como The Guardian, UOL, The Intercept, VICE, Carta e hoje escreve aqui no Hypeness. No twitter, @porfavorparem.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Mãe que saiu do armário junto com o filho agora inspira outras mães: ‘Era ele o protagonista, não eu’