Tecnologia

YouTube diminui qualidade dos vídeos para aliviar internet

por: Vitor Paiva

Em tempos de quarentena, os serviços de streaming de vídeos se tornam nossos melhores amigos. Se antes o Youtube já era praticamente uma extensão de nossos olhos e memória, enquanto ficamos em casa para combater o coronavírus os acessos rapidamente s e multiplicaram em bilhões – e, com isso, naturalmente os picos de acesso podem dificultar em muito a vida do usuário. Para combater a lentidão, as paralizações e quedas, o Youtube decidiu reduzir um pouco a qualidade de transmissão de seus vídeos no mundo tudo.

A medida originalmente era direcionada somente para a Europa, mas com a pandemia se espalhando pelo mundo e as medidas de quarentena sendo estabelecidas em todo o planeta, ela agora vale de modo geral. A mudança reduz o padrão de qualidade em que os vídeos são rodados automaticamente, e possui validade inicial de 30 dias, podendo ser ampliada de acordo com os cenários por vir da crise do coronavírus.

Vale lembrar que o usuário que precisar ou quiser poderá alterar a qualidade dos vídeos e aumentar a resolução diretamente nas configurações. Segundo comunicado, a mudança foi estabelecida temporariamente para “minimizar o estresse no sistema durante essa situação sem precedentes”. Com a medida, o Youtube se junta a outras plataformas como Netflix e Amazon Prime que também reduziram a qualidade padrão de seus vídeos para aliviar o sistema durante esse momento de maior acesso global.

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Motor de plasma é esperança de um futuro sustentável para a aviação