Ciência

A espécie de ave que passa incansáveis 10 meses sem pousar

Gabriela Glette - 16/04/2020

Se olharmos atentos, nós sempre podemos absorver importantes lições com praticamente todas as espécies de animais do planeta. Apus apus é uma espécie de ave que vive em toda a Europa e grande parte da Ásia e passa 10 incansáveis meses sem pousar. Você deve estar se perguntando como ele faz para comer e dormir, mas eles não somente se alimentam e dormem enquanto voam, como também acasalam. Esta certamente é uma das espécies mais curiosas que os cientistas já conheceram e ela tem muito a nos ensinar sobre resiliência.

espécie de ave apus apus 1

De porte médio, este pássaro detém o recorde de mais tempo no ar por ano, com dados mostrando que alguns espécimes podem passar até 10 meses em 12 sem pousar uma única vez. Com boa parte de suas vidas acontecendo no ar, eles capturam os insetos em voo e para que possam dormir, deslizam sobre as correntes de ar quente.

espécie de ave apus apus 3

É difícil de imaginar como estes animais não desistem frente às dificuldades que enfrentam durante os voos e simplesmente não pousam. No entanto, esta característica singular só foi comprovada em 2016. As teorias sobre a possibilidade deles passarem a maior parte de sua vida no ar remontam à década de 1950, mas na época os pesquisadores ainda não tinham meios que comprovasse esta prática.

Foi em 2016 que uma equipe de pesquisadores do Departamento de Biologia da Universidade de Lund desenvolveu um novo tipo de rastreador de microdados e ajustou-as a 19 movimentos comuns que foram posteriormente recuperados. As descobertas mostraram que os pássaros passam mais de 99% de seu tempo no ar.

Com asas longas e estreitas, suas pernas são curtas e leves e têm uma forma aerodinâmica quase perfeita, o que explica esta característica inédita. Além disto, o apus apus tem uma taxa de sobrevivência mais alta em comparação com a maioria das aves, o que está diretamente ligado com seu amor pelo ar. Estar no ar por longos períodos de tempo significa que eles não precisam se preocupar com predadores – exceto aves de rapina que os pegam desprevenidos, e também não entram em contato com muitos parasitas e, é claro, o homem.

espécie de ave apus apus 2

Publicidade

Fotos: Getty Images


Gabriela Glette
Uma jornalista e produtora de conteúdo que mora na França. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias. Gabriela também é fundadora do site Quokka Mag, onde fala apenas sobre coisas boas!

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.