Inspiração

Adolescente cria site para que idosos encomendem mantimentos entregues por amigos

por: Gabriela Glette

Se grande parte da sociedade se deu conta da importância de manter o isolamento social e restringir ao máximo as saídas de casa, idosos que vivem sozinhos precisam contar com a generosidade de familiares ou vizinhos para fazer as compras de supermercado e farmácia, já que fazem parte do grupo de risco. É por isso que um grupo de adolescentes na Califórnia criou o Zoomers to Boomers, um site que permite que os idosos façam suas compras online. Criativo até no nome, o zoomers faz referência aos jovens da geração Z, enquanto os boomers são os baby boomers – nascidos entre as décadas de 1940 e 1960.

zoomers to boomers garota

Taylor Wilson – uma das integrantes da equipe

Os usuários devem simplesmente inserir os itens que desejam no site, e o grupo faz as compras e deixa as mercadorias na porta da frente do cliente, que pode pagar a conta em dinheiro ou cheque. A ideia é simples, mas está salvando a vida de muitos idosos. A iniciativa surgiu quando a escola San Marcos High, em Santa Barbara – Estados Unidos, onde estuda Daniel Goldberg, foi fechada por conta do coronavírus. Sentindo-se frustrado por não poder fazer algo para ajudar, ele então resolveu chamar um grupo de amigos e fazer a diferença.

idosa desempacotando caixa

“Na primeira semana de folga, eu só passava um tempo com os irmãos e tentava seguir todos os regulamentos do isolamento em casa, não saímos para espalhar nada. Senti que não estava ajudando quando havia necessidade de ajuda”, explica o jovem. Com uma equipe de 18 amigos, ele e seus amigos estão trabalhando duro para atender aos pedidos de supermercado de 10 cidades, de Santa Barbara a Malibu, na Califórnia. E o melhor: sem taxa de entrega. O grupo segue as regras de higiene e não sai de casa sem luvas descartáveis e máscaras N95. Até o momento, os Zoomers to Boomers já ajudaram mais de 500 idosos e só têm planos de parar quando a pandemia chegar ao fim.

idosos na rua

A inspiração

Com sistemas de saúde do mundo inteiro entrando em colapso, a inspiração para o adolescente Daniel Goldberg criar a iniciativa veio ao observar seu pai – médico de emergência em um hospital de Santa Barbara, arriscar sua vida todos os dias. “Vi meu pai entrando indo trabalhar todos os dias e ele estava se colocando na linha de frente. Eu estava sentado em casa e pensava: ‘Tem que haver algo que eu possa fazer para tentar ajudar na comunidade'”, explicou.

Publicidade

Foto 1: acervo pessoal

Fotos 2 e 3: Getty Images


Gabriela Glette
Uma jornalista que ama poesia e mora na França, onde faz mestrado em comunicação. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Professora triste por não conseguir dar aula online se emociona com afeto dos alunos